Resenha do livro de haicais de Nelson Savioli - Insistente Aprendiz

As primeiras impressões de alguns iniciantes na prática do haicai são de que há muita complexidade, muitas regras para um poema tão curto. Quem decide seguir sua jornada pelos caminhos do haicai logo descobrirá que essa trilha é estreita e infinita, e que exigirá muita disciplina para o seu aprendizado. Todo esse panorama se reflete no título do novo livro de Nelson Savioli: Insistente aprendiz.

Publicado pela Qualitymark Editora, o livro mantém as mesmas características de seu antecedente, Burajiru: haicais. Para cada poema há uma nota na parte intermediária do livro, recurso que normalmente não é usado em livros do gênero e que virou marca de Savioli. Esse mecanismo faz com que se tenham leituras paralelas, empregando ao ato de ler uma forma interativa capaz de deixar a sensação de que dialogamos com o autor.

Nas notas constam explicações a partir da introdução, comentários sobre o processo de composição dos haicais que podem se estender a pequenos textos de valor teórico, trazendo haicais de autores brasileiros e dos mestres japoneses. Além das notas, no índice ainda constam uma rica bibliografia e apêndices.

As vivências do autor reúnem-se no livro conforme os temas das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno em 68 haicais. Paulo Leminski tinha uma teoria de que a poesia tende a existir tanto no poeta quanto no leitor. Nos haicais de Savioli isso vai além, pois sua prática e técnica reservam ao poema, além do sabor da leitura, a condição de apenas insinuar, dando ao receptor a função de interpretar, de preencher as lacunas de significados que a síntese absorveu.

Alguns de seus haicais:

Mãos calejadas -

a andorinha de papel

parece voar.

Na ponta da bota

a manchete do jornal.

Estação chuvosa

Outono fenece -

o pelo do cão maltês

mais comprido

Madeiras do templo

parecem ondas do mar.

Adeus, mestre Goga.

No século XVIII surgiu uma variante do haicai que teve como representante máximo Karai Senryu. Essa variação de estilo introduziu uma linguagem coloquial e humorística ao poema e não traz a natureza como tema. Atualmente é muito praticada no Brasil. Por conta de seu idealizador, foi batizado de senryu um poema com tais características. No livro constam dez. Um exemplo:

Barca de sushis -

mais parece esgrima

o namoro da casal.

O haicai chegou de navio em terras brasileiras. Na bagagem do discípulo, a missão de semeá-lo na nova terra. De discípulo a discípulo, a semente fecundou no solo fértil de Nelson Savioli, um aprendiz-semeador na lavoura do haicai.

Resenha publicada no Jornal Memai edição 06:

http://www.jornalmemai.com.br/