Educação e participação no Brasil: um retrato aproximativo

Resenha : Educação e participação no Brasil: um retrato aproximativo

de trabalhos entre 1995 e 2003

Elie Ghanem

Universidade de São Paulo

Um novo olhar para educação Através de pesquisas

Em seu trabalho Elie Educação e participação no Brasil: um retrato aproximativo de trabalhos entre 1995 e 2003 mostra um retrato da educação no Brasil através de pesquisas examinando sessenta títulos referentes ao tema Educação e Participação no Brasil, produzidos em universidades da Região Sudeste. Ao dar enfoque na participação na unidade escolar ela mostra como é a relação de professores, pais alunos e da comunidade e quais os mecanismos formais que são utilizados no ambiente escolar. Ela destaca que no meio docente cada agente deve fazer a sua a parte assim todos que estão no ambiente escolar tem uma responsabilidade. Ao observar o texto podemos notar que autora apresenta varias lacunas existentes em volta dos grupos apresentados ela também aponta soluções : a relação da participação docente com a de outros grupos, iniciativas que contem tanto com apoio dos órgãos administrativos superiores quanto de organizações da sociedade civil; características da atuação daqueles órgãos; experimentos que aliem mobilização e concepções inovadoras de educação; comparações de escolas quanto à autonomia financeira; a capacidade da categoria “pais” ter uma conduta de grupo; o tratamento que professores dão a pais de alunos e o que estes dão aos filhos; compartilhamento de funções entre diferentes agentes a colaboração de pais na escola segundo a idade e renda dos alunos; comparações rigorosas entre escolas públicas e particulares; participação de alunos segundo faixas etárias e focos de interesse; participação em outros tipos de serviços públicos; influência da baixa estabilidade nos cargos e das equipes nas escolas; participação na avaliação (de projetos, de escolas e de políticas).para a resistência a políticas que impunham um modelo de educação, que valorizavam apenas a educação escolar, concentradas em uma cultura escolar fechada.

O que podemos observar é Elie deseja fazer com que cada componente desses grupos possam refletir a importância do seu papel como cidadão para educação que vai além do seu beneficio próprio vai de acordo com bem comum de toda uma sociedade que inclui responsabilidades das pessoas que fazem parte desses grupos e não somente de nossos governantes que também tem uma grande parcela nesse processo. Os docentes devem estar conscientizados da realidade de seus alunos é preciso notar que a educação abrange todas as áreas, portanto pais e alunos, comunidade e a própria sociedade também devem contribuir para melhorar a educação de nosso país. Em outras palavras podemos dizer que todos somos responsáveis pela educação e como ela se encontra no dias atuais.