Etimologias, epistemologias e o emergir do currículo

GOODSON, Ivor F. Etimologias, epistemologias e o emergir do currículo. In.: ______. Currículo: teoria e história. Rio de Janeiro: Vozes, 1995, p. 31.

Goodson inicia dizendo que para se fazer uma reconceitualização do currículo, o ponto de partida estaria em observar à etimologia básica incutida no próprio currículo. O autor atribui à definição de currículo como proveniente da palavra latina Scurrere, que significa correr ou um curso a ser seguido. A partir dessa origem latina, a palavra currículo emergiu como conceito de escolarização. E esse conceito é apresentado como classe/currículo, mostrando sequencialmente o período de escolarização como algo dividido em partes, em que se vai galgando níveis, e isso, é definido exatamente pelo currículo. Dessa forma, como nesse percurso será necessário a construção de um conjunto de valores, quando se pensa em etimologia nesse mesmo sentido, o currículo é algo que deve ser estudado a fim de que sua elaboração contribua o máximo possível para esse objetivo. Seguindo ainda o raciocínio anterior, pode-se atrelar currículo e contexto, porque um define o outro, ou seja, o Currículo é pensado e construído a partir da realidade social para então ser reproduzido no curso escolar. E é exatamente disso que surge a ideia de prescrição, ou currículo prescrito, que logo foi instituída e se fortaleceu. Esse fortalecimento aconteceu graças ao aparecimento de padrões sequenciais de aprendizagem a fim de determinar e operacionalizá-lo.

MENEZES, L. F.