A ESTRATÉGIA DA LAGARTIXA - Uma viagem pelos bastidores da Medicina
Dr. Dário Vianna Birolini
Ed. Novo Século - 1ª edição / 2010
Já citei em outro texto aqui no Recanto que a Humanidade recebeu algumas porradas, como dizia meu professor de Antropologia quando ainda tinha esta matéria no curso de Psicologia da UNITAU (1980).
Primeiro nos achávamos não só a última bolachinha do pacote mas o pacote inteiro. Afinal éramos "o centro do Universo". Aí veio Galileu e disse que somos apenas mais um planetinha...
Depois éramos "a imagem de Deus". Aí veio Darwin e disse que só se Deus tivesse cara de macaco... (e no final a Teoria Criacionista e a Evolucionista na verdade se completam, é só ambas baixarem a guarda e pensar um pouco... supondo mesmo que o Homem tenha vindo do macaco: quem criou o Macaco? Ou mesmo quem criou a partícula inicial que gerou o TUDO?).
Achávamos nossos bebês e nossas criancinhas as coisas mais puras que poderiam existir. Aí veio Freud e disse "-Não é bem assim...".
Mais recentemente temos recebidos porradas da nossa "sociedade infalível" também.
Professores que não sabem, policiais que defendem bandidos, padres tarados, pastores ladrões...
E agora o Dr. Dário vem nos dizer que médico... TIRA FÉRIAS (e diz que está de Congresso), ALMOÇA (enquanto gememos de dor) e.. DORME NOS PLANTÕES !
Parece incrível, para a maioria das pessoas.
Só que, ao contrário das outras notícias negativas que tivemos da nossa sociedade quase perfeita, esta é uma notícia POSITIVA.
O livro é extremamente fácil e agradável de ler pois é bem humorado (como o próprio autor) e ele teve o cuidado de não usar linguagem de médico. Afinal não é um livro feito para médicos.
É um diário de bordo desde o primeiro dia na USP com o trote da piscina (que mais tarde traria um acidente fatal que foi divulgado pela mídia) até os dias de hoje.
Passando pelos residentes despreparados que nos atendem, faculdades de Medicina cada vez piores, convênios que bloqueiam a capacidade do médico, médicos especializados em cirurgia da conta bancária do paciente, laboratórios que inventam cada vez mais doenças para poder lançar mais produtos, medicina alternativa que alterna entre dar certo ou correr prum Pronto Socorro, pacientes que acreditam mais num artista do que num médico, erro médico (que de certa forma é uma síntese dos outros problemas)e por aí vai...
É impossível viver esta vida sem eles: Professores, policiais, líderes espirituais e médicos.
E desses é a segunda vez que vejo alguém falar do lado "obscuro" do seu próprio meio (a primeira foi TROPA DE ELITE...).
O livro é claro, direto, sem ser tenebroso nem chato.
No fim dele podemos ter uma outra visão do médico.
Ele não é infalível pois a Medicina não é exata.
Mas quanto mais soubermos disso e mais enxergamos nele um parceiro, mais acertos teremos...