O formalismo russo

RESENHA

SILVA, V. Manoel de Aguiar. O formalismo russo. In. ______. Teoria da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1976, p. 555-573.

Vitor Manuel, na primeira parte do capítulo XVIII, mostra como se deram a formação, o declínio e as influências deixadas pelo formalismo russo. Logo após, ele esclarece que o objetivo do formalismo era a definição de uma crítica e de um objeto na literatura com a finalidade de sanar as dificuldades postas pelas diversas ciências na análise literária, por isso ao mesmo tempo em que eles combatiam a crítica dos movimentos que negavam uso da ciência na literatura, combatiam também a crítica acadêmica. O autor fala ainda acerca do método utilizado pelos formalistas para o estudo das obras literárias e, a fim de diferi-las de outras formas de análise ele a chama de morfológica. Isso é, o texto literário deve ser estudado por meio de suas particularidades, a saber: a literariedade, o sistema e a função. Segundo ele, essa análise é feita através de decomposições dos elementos da obra para serem mais bem definidos. Outro fator importante para a análise formalista é não levar em consideração a historicidade, dessa forma, o texto deve ser explicado a partir do próprio texto. Entretanto, em algum momento do período formalístico, algum de seus membros admitiu a historicidade na análise literária.

O texto apresenta a essência do Formalismo Russo, os pensamentos e as atitudes que influenciaram o mundo literário. Nesse sentido, é válido destacar a forma diferenciada de se tentar definir uma crítica e um objeto na literatura e também o privilégio concedido a literariedade, o sistema e a função, porém, como se pode interpretar uma obra sem levar em conta o período histórico. O texto literário carrega particularidades que só pode ser elucidados se reportando a ela. Assim, os formalistas esbarram em um dilema, porque nem todos os textos terão uma análise precisa. E também se todo o texto literário pressupõe um contexto histórico, o homem também é parte dessa história, assim como o texto não vai carregar as impressões e particularidades desse sujeito que constrói e age sobre o mundo. Outro fator perigoso é a interpretação sob uma única ótica como fazem os formalistas. Essa visão dogmática e absoluta de análise ofusca muitos erros em que o analista pode estar introduzido, impedindo-o de enxergar a verdade. Concluindo, pode-se observar que a crítica formalista é carregada de conceitos não bem estruturados.

MENEZES, L. F.