Por que não ler Paulo Coelho

Obra crítica e literária do professor Janilto Andrade, ele indaga em sua obra, o porquê de um escritor grande sucesso e consagrado no mundo inteiro como Paulo Coelho não é apreciado por alguns leitores. Considerada uma obra simbólica. Sucesso em todo o mundo e traduzido em mais de 51 línguas diferentes, O Alquimista é argumentado por Janilto de maneira descritiva e opinativa na qual, é ressaltada a importância desse romance à literatura.

O Alquimista é uma narrativa trivial, um texto cheio de clichês formados por um discurso objeto sem coerência interna e estruturado tornando informe o que não se ajusta às ficções delimitando os critérios de funcionalidade, recepção e forma, indispensáveis na estrutura de um texto literário. Uma leitura formal, poeticamente pobre na qual, na se reflete a realidade, mas a refrata, baseada na ideologia que contribui ao pensamento da consciência social.

Contudo, essa obra da literatura é institucionalizada às classes mais favorecidas, ela visa um jeito diferente, diversificado e atualizado em escrever livros explorando o imaginário do leitor através da emoção mergulhando profundamente dentro da alma humana. Este sim é um jeito diferente de enxergarmos a literatura atual, transportando o leitor para um mundo diferente da realidade trazendo um alívio e uma tranqüilidade à agitada vida do dia a dia.

Abdul
Enviado por Abdul em 08/03/2011
Reeditado em 25/04/2011
Código do texto: T2834883
Classificação de conteúdo: seguro