Através do Pensar e Ler, o Homem, Descobre Novos Conhecimentos
Desde 1995 O Ministério de Educação e Cultura (MEC), vem implantando nas universidades exames, com o propósito de constatar o desempenho dos graduandos. Se o aluno não lê como pode desenvolver trabalhos de pesquisas que irão contribuir para sua formação e ter novos conhecimentos.
Carlos Alberto S. Negra e Elizabete Marinho S. Negra, em seu texto “Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa”, aborda concepção de Inácio Filho (1995, p10) “A vivencia no processo da construção do conhecimento, principalmente no ensino universitário, mostra que é importante a pesquisa por parte de alunos e professores”.
Na concepção de Kant (1996) e Decartes (1996),“A profissionalização não se faz pelo acumulo de conhecimento, mas pela renovação da prática social ou empresarial”. Do ponto de vista de Demo(1996), ele faz um enumeração onde abrange: “Pesquisa, Atualização Permanente Retorno a Universidade, Auto-avaliação, Avaliação, Visão geral, e Teorização das Práticas”. Para Drucker (1999), “O trabalho de pesquisa e elaboração de monografias por conta do aluno, supre essa deficiência do sistema de ensino brasileiro”. Entende-se que o texto trata-se da importância e necessidade que deve ter professor e aluno em pensar,,pesquisar,,ler,analisar, escrever, pensar. Pode-se observar que o texto aborda situações reais que são vivenciadas não só nas universidades, mas em toda instituição escolar, logicamente como estamos falando em universidades a realidade do aluno é está, não ler, por dois motivos, ou não se tem tempo, ou não tem objetivo no que se quer. A realidade é está o aluno graduado não consegue fazer uma monografia por não conhecer as normas, e na maioria das vezes não sabe o que vai escrever, nem o tema foi pensado, se o objetivo é receber o certificado de conclusão de curso, prefere pagar ao invés de fazer.. Não acredito que um professor universitário não tenha interesse em ensinar os seus alunos, o que observa-se nas universidades são alunos que não querem nada e costumam se escorar no melhor amigo, aquele que realmente gosta de estudar e freqüenta a universidade porque tem um objetivo. O professor conduz o aluno, incentiva-o a ler e, a pensar, mas, quem tem que pesquisar e descobrir novos caminhos que o conduza a concretização de seu objetivo é o aluno. Incentive para que o aluno leia mais, procure fazer pesquisas em livros e não continuar na mesmice do colar e copiar de internet. Esse texto deve ser lido por professor e aluno, apresenta uma linguagem clara de fácil compreensão, e como todo texto tem sempre alguém que gostaria de fazer algum questionamento, claro que outros questionamentos seriam relevantes. Pois se tem muito a aprender.
NEGRA, Carlos Alberto Serra. Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa. São Paulo. Atlas,2004, ed 2ª.p(17-21).
NEGRA, Elizabete Marinho Serra, Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa. São Paulo. Atlas,2004, ed 2ª.p(17-21).