COMO A POLICIA POLITICA PORTUGUESA - PIDE-  CONTROLAVA O POVO PORTUGUÊS-EPISODIO DE BRUXELAS

Eis um fato que ilustra o clima policialesco da época: um grupo de seis angolanos resolveu estudar na Universidade de Bruxelas. Moravam na mesma casa, formando uma pequena comunidade onde predominava amizade, colaboração, ajuda mútua e sentimentos próprios do isolamento de um grupo de pessoas vivendo num país estrangeiro.

Um deles, Elmer, recebia regularmente cartas de uma namorada em Lisboa. Pessoa sossegada e confiável. Todo mundo zombava de seu comportamento exemplar e da fidelidade à sua amada.

Terminado o segundo ano da faculdade, Elmer foi passar férias a Lisboa. E os restantes foram para Luanda-Angola , com exceção de Felipe que devia repetir duas matérias para obter aprovação. Felipe tinha apenas um mês para estudar e não lhe sobrava tempo para farras, tanto mais que seus amigos angolanos estavam de férias. Sua rotina era estudar e comer.

Quando chegava correspondência para os amigos, ele a colocava na gaveta da mesinha no hall de entrada.
Um dia veio uma carta de Lisboa remetida pela namorada de Elmer. Este estava de férias em Angola. Por desconfiança ,visto que Elmer estava supostamente com a namorada em Lisboa, ou por brincadeira, Felipe resolveu abrir o envelope.Teve uma imensa e desagradável surpresa: dentro estava um cheque da PIDE para pagamento de serviços prestados. Foi como uma bomba estourando de sua cabeça. Não sabia o que fazer.

Passados alguns dias, entrou em contato com um amigo em Lisboa, que lhe contou outra novidade: três de seus amigos haviam sido presos pela PIDE ao chegar a Luanda, acusados de participação em comícios comunistas em Bruxelas. Os três sofreram restrições de suas liberdades durante algum tempo nas prisões de Luanda.

Assim trabalhava a PIDE em Portugal. Dessa forma era o ambiente de terror e de silêncio político que vivíamos.
Depois de comunicada à Associação de Estudantes da Universidade em Bruxelas, a relação de Elmer com a PIDE, ele foi expulso da Universidade.

http://asombradoimbondeiro-antoniomarcelo.blogspot.com/
ANTÓNIO MARCELO
Enviado por ANTÓNIO MARCELO em 02/02/2011
Reeditado em 04/08/2011
Código do texto: T2767552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.