Letramento e Alfabetização
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Segunda Soares (2001) letrar é mais do que um simples ato de alfabetizar, é fazer uso da leitura e da escrita dentro de um contexto, onde, tenham sentido e façam parte da vida do aluno.
O termo alfabetização, sempre é entendido de uma forma restrita, ou seja, um ato de decodificar, na basta aprender a ler e escrever, é necessário mais que isso para ir alem da alfabetização funcional, ou seja, aquelas pessoas que foram alfabetizadas, mas não sabem fazer uso da leitura e da escrita.
O sentido ampliado da alfabetização, o letramento de acordo com Soares (2001), designa praticas de leitura e escrita, na qual se dá, pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Alem disso, o aluno precisa fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita, ou seja, para entrar na pratica do letramento o aluno precisa apropriar-se nas atividades de leitura e escrita para criar um habito para o seu dia-a-dia, como um simples ato de ler um jornal, de freqüentar livrarias, eventos literários etc...
Por sua vez, Soares (2001) ressalta, que para a adaptação adequada ao ato de ler e escrever, “é preciso compreender, inserir-se, avaliar apreciar a escrita”. O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e habito de utilização da leitura e da escrita.
Levando essas considerações de letramento e alfabetização ao contexto social, cabe comentar em que há pessoas que preocupam em apenas alfabetizar sem se preocupar com o contexto social da criança em que estão inseridos. Soares (2001) comenta, “De que adianta alfabetizar se o aluno não tem dinheiro para comprar um livro ou revistas”?. A própria escola, alem de alfabetizar precisa dar condições necessárias para o letramento.
A criança precisa ser alfabetizada convivendo com material didático escrito com qualidade, ressaltando que a mesma se alfabetiza, e ao mesmo tempo, letrada. É possível alfabetizar letrando por meio da pratica da leitura e da escrita, mas, para este processo de aquisição, é preciso usar diversos meios para fazer uso do letramento.
Para os professores que atuam em classes de alfabetização, é fundamental o mesmo saber “alfabetizar e letrar” sem descuidar das especificidades do processo de alfabetização, ou seja, ensinar a criança e aprender, não somente em seu contexto escolar, mas, para o seu cotidiano. O aluno precisa entender a “tecnologia da alfabetização” Soares (2001), não apenas se restringir a decodificação, mas sim, ir além do processo de ler e escrever, ou seja, apropriar-se destes sistemas para fazer uso de diversas maneiras no seu cotidiano.