Lílian Rocha Lança Novo Livro

Após publicar vários livros infantojuvenis de sucesso, a escritora sergipana, Lilian Rocha, lançou dia 02 de dezembro deste ano seu novo livro denominado, A Conquista da Oração, que é mais uma obra da Coleção Língua Solta, série que trata de conteúdos gramaticais da Língua Portuguesa de forma bastante peculiar, pois as temáticas são abordadas através de narrativas bem prazerosas.

O lançamento aconteceu na Sociedade Semear, às 19 h. regado por deliciosas comidas típicas e um forró retado de bom, organizado de um jeitinho muito especial para leitores, amigos e familiares da escritora.

Mais uma vez, Lilian Rocha presenteia a sociedade sergipana com uma obra lúdica voltada para o público infantojuvenil, porém, acredito que seu novo livro deva atingir todos os públicos pela relevância da temática – a Sintaxe. _Quem não sente uma duvidazinha no momento de escrever, de empregar uma vírgula corretamente sem separar o sujeito do verbo ou de identificar tipos de predicados ao analisar uma oração?

“_Não tive a mesma sorte que aquele outro Sujeito

Por isso que eu levo a vida arriscando desse jeito

Nunca apareço na frase nem tampouco na oração

Como é que um Sujeito Oculto pode ter bom coração?

Vivo atrás do Predicado, mas nenhuma ajuda ele dá

Por isso que vivo pensando num jeito de me vingar...”

A Conquista da Oração é uma narrativa em prosa e verso muito divertida que vem justamente responder a esses questionamentos tão comuns na vida de qualquer cidadão brasileiro, principalmente da classe estudantil. Nesse aspecto, a autora conseguiu em seu livro desmistificar o “preconceito” estabelecido por alunos e até mesmo por profissionais da área da educação sobre a análise sintática. Nesse sentido, a temática em pauta é desencadeada tendo como personagens principais o Sr. Sujeito e o Sr. Predicado, sem contar com outros personagens hilários e inesquecíveis parentes dos protagonistas que tornam o conteúdo simples e bem exemplificado.

“Animada, a mulher repetiu a mesma lição que costumava ouvir do marido:

_Os artigos e adjetivos, os pronomes e numerais

Estando ao lado do Sujeito são Adjuntos Adnominais”.

A criatividade da autora parece inesgotável quando se fala em Língua Portuguesa. Assim como, em Rasgando o Verbo, último livro lançado em 2008, da Coleção Língua Solta, A Conquista da Oração, também expõe uma linguagem envolvente e de fácil compreensão do início até a sua última página, sem o menor instante de enfado. Parceiro inseparável de Lilian, o ilustrador, Valter Shueler, enriqueceu ainda mais a obra com suas alegres ilustrações.

“Quando quero me disfarço, sou o Indeterminado.

Não suporto trabalhar com esse tal predicado.

Quando cometo um delito, me finjo de inocentão

E ninguém consegue saber quem praticou a ação...”

Em síntese, A Conquista da Oração, além de ser uma obra literária saborosa, é também, um excelente recurso pedagógico que poderá ser utilizado nas aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação dos ensinos fundamental e médio. Essa literatura, seguramente, proporcionará tanto para o aluno, como para o professor, experiências significativas de aprendizagem sobre a nossa língua.