PRECONCEITO LINGUÍSTICO - MARCOS BAGNO
O QUE É, COMO SE FAZ
O livro de Marcos Bagno é uma reflexão sobre as nossas atitudes quotidianas. O "achar engraçado" a palavra pronunciada de maneira diferente é o bastante para demonstrar uma atitude preconceituosa. Se todos nós tivéssemos as informações necessárias para entender o porquê da existência de variações na Língua Portuguesa, poderíamos compreender o motivo dessa pronúncia diferente e não errada. Mas a mídia é uma das grandes propagadoras desse preconceito, ao invés de desfazê-lo, ela o fomenta de forma humorística. Fazendo assim com que pessoas repitam o mesmo gesto descriminatório.
Este livro tão interessante tem uma mensagem socialmente importante. Pois, a obra desconstrói os mitos da Língua Portuguesa, por exemplo:
1 – “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”
2 – “Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem português”
3 –“Português é muito difícil”
4 –“As pessoas sem instrução falam tudo errado”
5 –“O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão”
6 –“O certo é falar assim porque se escreve assim”
7 –“É preciso saber gramática para falar e escrever bem”
8 –“O domínio da norma culta é um instrumento de ascensão social”
Bom, ao ler este livro você vai pensar duas vezes antes de “Mangar” de alguém que falou algo diferente. É recomendável que você não seja apenas um leitor, mas sim um propagador da idéia não mais preconceituosa da Língua Portuguesa. Pois, qualquer individuo sabe a gramática da sua língua materna sem nem mesmo ter pisado na escola. O que ele aprende na escola são regras para o funcionamento da mesma língua.