O menino e o pombo de Meir Shalev
Durante a Guerra da Independência de Israel, em 1948 – quando pombos ainda eram usados para levar mensagens aos campos de batalha – um talentoso treinador dessas aves é gravemente ferido. Nos momentos que antecedem sua morte, ele despacha o ultimo pombo. A ave leva um extraordinário presente para a jovem por quem ele foi apaixonado desde a adolescência. A essa história intercala-se outra, contemporânea, a de Yair é um guia turístico especializado em excursões para a observação de pássaros que, na meia-idade, volta a se apaixonar pela namorada de infância. Seu amor crescente por ela, somado ao presente que recebe da mãe em seu leito de morte, torna-se a chave para uma vida que ele julgava impossível.
Em duas histórias entrelaçadas, um dos romancistas mais proeminentes explora o significado do amor e do lar em um nação devastada pela guerra. Um pombo e um menino (A Pigeon and A Boy, em hebraico YONA V'NAAR, tradução de Tova Sender, Bertrand Brasil) livro do premiado Meir Shalev, escritor israelense cuja biografia é inevitavelmente ligada à criação do Estado de Israel. Ambos nasceram em 1948 e nessa narrativa fala do amor ao seu país, no desejo de um lar e em especial o amor entre um homem e uma mulher.
A primeira narrativa, desenvolvida durante o período de formação do Estado moderno de Israel, conta uma história de amor adolescente. Já a segunda, um senhor de meia-idade, abandonado pela esposa, encontra refúgio em um pequeno e decrépito barraco, onde se reconecta com sua namorada de infância.
O autor compõe um Israel com descrições perfeitas, ricamente detalhadas, de uma forma improvável e ao mesmo tempo elegante, presenteando o leitor não somente com a história de amor ou de amore, mas também com os hábitos de aprendizagem dos pombos-correios que serviam como único meio confiável de comunicação durante o comando britânico de sua terra.
O ritmo de cada frase, em meio as tragédias e as traições, tanto física quanto emocional, é belíssimo, parabéns ao tradutor que conseguiu transliterar para o português um pouco da sonoridade lírica do hebraico moderno.
Shalev pertence a uma geração posterior à de Amós Oz e de Aharón Appelfeld, que lutaram pela criação do estado. Junto com David Grossman, é considerado um dos representantes principais da literatura contemporânea israelense e mundial. Nascido numa família literária – pai poeta, irmã editora – tardou a entrar a publicar seu primeiro livro, só com quarenta, mas logo conseguiu lanças vários romances, obra juvenis, ensaios e artigos – semanais no Yediot Achrono , com temas diversos, como política, cultura, educação e humor. Apesar de ser militante ativo de um partido, a Frente Pacifista, deixou bem claro em entrevista: ”meus livros não são políticos. Não me interessam expressar minhas idéias sociais através de minha literatura.”. E consegue brilhantemente compor detalhes mágicos e sensoriais, os sonhos e a esperança em um pombo e um menino. O final é tão poético, que mesmo na precariedade daqueles momentos vivídos nas duas histórias a alegria de descobrir o amor e a amizade inesperada podem ser compartilhadas para todos os leitores.
SERVIÇO
Um pombo e um menino
Meir Shalev
ISBN 978528614428
364 páginas
R$ 43,00