Os homens que não amavam as mulheres - série MILLENNIUM
OS HOMENS QUE NÃO AMAVAMA AS MULHERES é o primeiro volume da série MILLENNIUM, do autor sueco Stieg Larsson. É uma mistura de policial, drama e suspense, muito bem costurado e que não deve nada às grandes obras britânicas e estadunidenses.
O livro conta a história de Mikael Bromkvist, um editor e jornalista econômico, responsável por diversas reportagens polêmicas. Ele é julgado e condenado por uma dessas reportagens, onde o alvo de sua denúncia o processou e ganhou a causa. Mikael é condenado a alguns meses de prisão.
Por conta disso, ele é convidado por Henrik Vanger, um milionário recluso, para escrever sua biografia e principalmente, descobrir quem assassinou sua sobrinha Harriet, 40 anos atrás.
A personagem mais carismática do livro é Lisbeth Salander, uma garota totalmente insociável, declarada incapaz e que vive sob a responsabilidade de um tutor legalmente designado para cuidar dela. Lisbeth tem um trauma de infância, que não é explicado no livro, que a fez tornar-se totalmente avessa a qualquer tipo de autoridade. Ela trabalha como "investigadora" de uma empresa e é contratada para investigar a vida de Blomkvist pelo advogado de Vanger.
Os caminhos de Blomkvist e Salander se cruzam quando ele precisa de uma investigadora para auxiliá-lo na busca da verdade sobre o desaparecimento da sobrinha de Vanger.
Aliando a capacidade de dedução e observação de Blomkvist com a inteligência e expertise em informática de Salander, temos uma dupla imbatível, capaz de descobrir detalhes não percebidos pela polícia e por outros investigadores ao longo dos anos, sobre o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que a ponte foi bloqueada, isolando todos da família Vanger em sua residência, exceto Harriet, a sobrinha desaparecida.
Mas a descoberta de Blomkvist e Salander não irá contentar algumas pessoas e eles irão se envolver em misteriosos assassinatos do passado tendo como pista vários textos do antigo testamento.
Terá Harriet sido realmente assassinada e o responsável terá sido alguém da família Vanger?
Leia o livro e se delicie com esse maravilhoso romance, que fará com que você fique grudado na leitura até o seu final.
-----------
OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
Autor: Stieg Larsson
Editora Companhia das Letras
522 páginas
Tradução de Paulo Neves (traduzido da edição francesa)