TAOÍSMO- O CURSO DA NATUREZA

Uma via que pode ser traçada não é a via Eterna, o Tao.
Um nome que pode ser pronunciado não é o Nome eterno.
O Sem Nome está na origem do Céu e da Terra,
Com Nome é a Mãe dos Dez Mil Seres.
Assim, Um Não-Desejo eterno exprime sua essência,
E por meio de Um Desejo, eterno, se manifesta num limite.
Ambos os estados coexistem inseparáveis e diferem apenas no nome.
Pensados, juntos, Mistério!
Mistério dos Mistérios, é o portal de todas essências.
                                                                                 Tao Te King- Verso 1

Esse verso é o início do Tao Te King, o livro base da religião mais antiga da China, o Taoísmo. Atribui-se a Lao-Tse a autoria desse famoso livro, embora se tenha dúvidas se existiu mesmo alguém com esse nome ou se os textos do Tao Te King foram produzidos por diversos autores independentes.
Esse é o problema de todos os livros sagrados. Difícil é determinar-lhes a autoria.
Segundo os historiadores, Lao Tse nasceu por volta de 570 aC. Na aldeia de Hai, e seu verdadeiro nome era Eul Li. Lao Tse é um apelido que lhe foi dado por seus discípulos, que quer dizer Velho Mestre.
Segundo a maioria dos seus biógrafos, Lao Tse vivou da mesma forma que pregou. Inimigo da publicidade e das honras públicas, preferia viver no anonimato, ensinando poucos alunos de cada vez e sempre fugindo quando seu nome começava a ser muito citado.
O Tao Te King é um livro admirável que revela profundamente o espírito chinês. Lacônico, é um livro mais de imagens do que de palavras. Para entendê-lo é preciso ter em mente o profundo devotamento que a antiga civilização chinesa tinha para com a natureza, a organização, a família e o respeito que se deve votar à tradição e aos ancestrais.
O verso acima, que abre o Tao Te King, é de uma admirável sutileza e concisão. Revela não só a ideia que a filosofia chinesa tinha acerca da origem do universo, como também nos oferece um rico exemplo de intuição científica, já que a sabedoria que ele expressa é exatamente a que os cientistas vêm revelando em suas descobertas acerca das primeiras causas, como dizem os filósofos.

Tao que dizer Caminho. Diz o Tao, que uma via que pode ser traçada não é a Via Eterna. Quer isso dizer que a sabedoria verdadeira, aquela que vem de Deus não pode ser conhecida pela mente humana. Essa é a noção kármica existente em todas as filosofias orientais. O homem não é dono do seu destino. Ele não pode traçar a Via Eterna, pois ele não a conhece. Da mesma forma, Deus não tem nome conhecido, pois um nome que pode ser pronunciado não é o Nome Eterno.
Os hebreus viriam desenvolver semelhante ideia no conceito do Sagrado Nome de Deus, desconhecido e impronunciável, que eles só referiam através de um Verbo―Eu Sou. Pois foi assim que Deus se apresentou a Moisés no Monte Sinai.

O Sem Nome está na origem do céu e da terra. Os nomes que os homens dão a Deus são apenas termos que exprimem suas diversas manifestações no mundo real. Tudo que pode ser nomeado é mundano. A Terra é a Mãe dos dez mil seres, pois os dez mil seres é a humanidade. Deus, ao manifestar-se positivamente, deu origem ao céu e a terra, por isso, a humanidade, os dez mil seres, também é parte de Deus, a parte que pode ser nomeada, por que ela é aparte conhecida de Deus.
Os cientistas se perguntam o que Deus fazia antes de começar o universo. Pois o começo do universo, segundo eles, foi a grande explosão, o Big Bang. Mas o Big Bang foi apenas o começo do tempo e não o começo de tudo absolutamente. Antes do Big Bang, Deus já existia. Ele vivia em estado de latência, Ele vivia, como diz a Cabala, uma Existência Negativa. O Big Bang foi o início da sua manifestação positiva.
Por isso diz o inspirado verso do Tao: um Não―desejo exprime a sua essência e por meio de um Desejo eterno, manifesta o limite. Quer dizer: Deus, antes do Big Bang, antes de se manifestar como realidade positiva, antes de Ser o universo, era pura energia. A energia, como a eletricidade, por exemplo, ninguém até hoje conseguiu descobrir como se origina. Ela simplesmente existe e se manifesta a partir do movimento dos eletróns num determinado sistema.
O universo, corpo físico de Deus, é sua manifestação como matéria real, ou na equação de Einsten E=Mc². Ou seja, energia gerando massa através do seu movimento no quadrado da velocidade da luz. O universo, corpo físico de Deus é limitado, Deus, a potência, a energia que já existia antes de começar o universo, e continua a existir, determinado a sua geração, não.
Assim, diz o Tao, "os estados coexistem inseparáveis." Sim, pois a massa não pode ser coexistir sem a energia. Por isso, Deus e o mundo são uma única realidade. Apenas seus nomes diferem.
Essa é a fantástica intuição do primeiro verso do Tao Te King. Uma visão aproximada das modernas teses defendidas pela ciência atômica mais avançada. É uma intuição que tem mais de dois mil e quinhentos anos. Por isso chamamos Lao Tse de contemporâneo do futuro.

Panteísmo, naturalismo, visão mística de uma realidade que não pode ser logicizada, mera poesia espiritualista? Não sei. Pode até ser. Mas a China ai está para ser compreendida e estudada. E jamais a mente ocidental entenderá o que está acontecendo hoje nesse estranho e fascinante país se não souber o que é o Taoísmo e o que é ele ensina.
Voltaremos a falar desse assunto.

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DO LIVRO TAO TE KING- LAO TSE. ATTAR EDITORIAL, SÃO PAULO,2ª ED. 1995
TRADUÇÃO DE MARCOS MARTINHO DOS SANTOS.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 12/08/2010
Reeditado em 13/08/2010
Código do texto: T2434068
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