Desonra, de J. M. Coetzee

Desonra , de J M. Coetzee, Ed. Companhia Das Letras, 246 páginas.

O livro relata a história de Lurie, 52 anos, metódico e irônico professor de poesia de uma universidade da cidade do Cabo, que possui uma vida burocrática e inadequada. Divorciado duas vezes, todas as quintas- feiras exatamente às 14 horas ele se encontra com uma prostituta. Depois de vários encontros ela o abandona. A quebra dessa rotina deixa- o perdido, e logo ele se envolve com uma de suas alunas, (com idade para ser sua filha), sendo mais tarde acusado de abuso e expulso da universidade.

Hostilizado por amigos, vizinhos e toda a comunidade acadêmica, Lurie decide refugiar- se , e assim visita sua filha Lucy, que mora numa fazenda no interior do país. Na fazenda, o professor entre em contato com a dura realidade social da África pós – apartheid, marcada por brutalidades, criminalidades, ressentimentos, submissões, vinganças e lutas de classes. Uma África onde é perigoso possuir alguns bens. Lá, pai e filha vivenciam uma grande tragédia que marca para sempre suas vidas.

O romance possui uma narrativa ágil, concisa, densa, com personagens imprevisíveis e frágeis que instigam, envolvem, fascinam e levam `a reflexões. Desonra é um daqueles livros marcante e inesquecível. Com ele, J. M. Coetzee ganhou pela segunda vez, o prêmio Broker Prize de 1999. Por tudo isso, vale a pena conferir!

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 03/08/2010
Código do texto: T2415812
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.