O AMOR RENASCENDO DAS CINZAS

Muitos romances tem a característica especial de passar para o leitor a impressão de estar numa silenciosa sala de cinema assistindo sozinho a um ótimo filme de amor e ação, nesse caso ainda melhor porque ele pode parar a sessão quando assim desejar e retomar a história a partir do ponto em que precisou ocupar-se de outra atividade. "Amor em Terra de Chamas" é obra desse gênero. Trata-se, por assim dizer, de um filme espetacular exibido de forma literária em mais de trezentas páginas de pura adrenalina e inesgotável emoção. Torna-se mais atraente, contudo, por ser analítico na sequencia dos fatos e revelar passo a passo os acontecimentos na vida de cada personagem. Escrito com maestria pela escritora e conferencista Jean Sasson de maneira linear, mas nem por isso enfadonho ou previsível, é leitura obrigatória para quem gosta de bons livros e admira trabalhos literários realizados por quem domina as palavras. Imperdível!

Joanna al-Askari, uma romântica e sonhadora garota iraquiana nascida em Bagdá, filha de mãe curda e pai árabe, teve sua infância dividida e tumultuada entre o medo e a insegurança impostos pelo cruel regime baathista de Saddam Hussein, no Iraque, e os maravilhosos momentos desfrutados com os familiares maternos na cidade de Sulaimaniya, onde sua mãe nasceu, no Curdistão. É um período negro e sombrio na vida dos curdos, que sofrem intensa e cruel perseguição dos baathistas e, para se defender, geram guerrilheiros dispostos a matar e morrer nessa guerra onde os inocentes são as maiores vítimas. Embora nascida e criada em Bagdá o coração de Joanna definitivamente era curdo. Por tal extremado amor devotado a esse povo cujo sangue também circulava em suas veias seria capaz de ir além das próprias forças. Quando, aos quinze anos, conhece o peshmerga Sarbast, guerilheiro curdo valente e destemido, o amor transforma sua vida e esse sentimento arrebatador a leva por caminhos e trilhas onde um simples passo em falso é sinônimo de morte súbita. A guerra entre o Irã e o Iraque eclode e surpreende Joanna e Sarbast em plena lua de mel no Curdistão. Aumentam as dificuldades e a miséria para o povo curdo, multiplicam-se as mortes e a crueldade praticadas principalmente pelos iraquianos muitas vezes sob o olhar complacente do Irã.

Amor em Terra de Chamas relata o drama real de um casal vivendo o verdadeiro amor em meio ao horror do massacre do povo curdo comandado por Saddam Hussein. É o tipo do romance que prende o leitor e o entusiasma sobremaneira ante o dinamismo vertiginoso de seus capítulos cheios de aventuras estonteantes escritos quase como roteiro de cinema pela escritora Jean Sasson.Tendo por melhor variante, por outro lado, os detalhes que ela enfatiza de forma magistral e as minúcias de cada fato narrado, para exata compreensão dos leitores. Impossível não se emocionar, impossível não recomendar.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 30/07/2010
Reeditado em 31/07/2010
Código do texto: T2408732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.