O Anjo Pornográfico - Ruy Castro sobre Nelson Rodrigues
O livro de Ruy Castro sobre Nelson Rodrigues, a meu ver nos remete a descrição detalhada e minuciosa sobre tudo o que ocorreu naquela época.
Quando houve a estréia de “Vestido de Noiva”, a minha vontade era de estar presente naquele momento, de tão real e nostálgica que foi a narrativa do autor.
Sem dúvida é uma história brilhante de um dos maiores dramaturgos que o país já teve.
Mas ao contrário de alguns críticos, não acredito que o autor tenha transformado o biografado em um herói, e sim, houve uma identificação com o mesmo.
Assim, obviamente você não vai fazer uma biografia de alguém que você não goste.
Ruy Castro apenas,relatou o que ocorreu.Escrevendo até as coisas ruins que Nelson fez,mostrou sem julgamentos.Apenas transmitiu os fatos para que nós pudéssemos ter uma opinião e o conhecimento sobre a vida dele.
Tratando-se de jornalismo literário cuja imparcialidade não é um dever, Ruy fez a sua parte, relatou sem opinar explicitamente aquilo que queria colocar.
O livro pode se caracterizar como jornalístico, em virtude da veracidade, apuração e relato dos fatos e profundidade.
E como literário por utilizar os sete pilares (imersão na realidade, humanização, digressão, uso de metáforas e símbolos, estilo, voz autoral e diálogos) .
O livro é denso, e tem uma estratégia de angulação. Além de unir os dois juntos o jornalismo e a literatura, em que as duas partes se complementam.
Sem dúvidas, o autor conseguiu me atingir de modo, a ter interesse em conhecer mais as obras do Nelson Rodrigues.