Porto da Barra anos 60
O escritor Xavier de Maistre é o pai do livro “Viagem à roda do meu quarto”.
Para pessoas que não gostam ou não podem viajar,diz ele,um livro satisfaz plenamente;e,olhe que na sua época não havia Internet.
Pensando nisto escrevi ”A Bahia de Outrora”,um livro que “abre a cortina do passado
tira a mãe preta do serrado
bota o rei negro no congado,
como queria Ari Barroso.O livro é uma viagem pela Bahia Antiga,mas,com ligeiras alterações conta o passado do Brasil,suas raízes,tradições e costumes.
Fala das sinhazinhas e das mães pretas que as amamentaram, fala de enterros e viagens,de festas e costumes,das modinhas e das serenatas.
Não esquece os presépios e as procissões,os bailes e carnavais,as festas de largo e os cinemas,os namoros e casamentos.
A culinária baiana não poderia faltar nem os preceitos dos terreiros, menos ainda os banhos de cheiro e o corpo fechado.
Você sabe o que acontece se cai sal no chão? Mulher grávida deve comer farinha nova?
E o defunto,se enterra com os pés prá fora da casa?
O livro é importante para estudantes medianos ou universitários, para gente ligada ao turismo e,principalmente,para professores e Universidades.Depois de uma consulta prévia o enviei para as Universidades de Harvard e Coimbra que de bom grado o aceitaram.
Apesar de ser um livro focado na história,seus textos são curtos,concisos e bem humorados.
Para pedir o livro que, por enquanto, não vou pôr em livrarias, é fácil.
Peça pelo e-mail: miriamdesales@gmail.com e enviarei instruções para pagamento.O valor de $20.00 não é alto dada à qualidade da edição e conteúdo.
Após o lançamento oficial dia 18 de julho quando estará nas livrarias possivelmente não poderei garantir este preço.
Sinceramente, gostaria que cada leitor pudesse ter este livro;fosse eu rica,não o venderia,distribuiria à mancheias para todos.
Agradeço aos meus editores Via Litterarum que me mostrou como editoras sérias trabalham; à Fundação Pedro Calmon pela força que me deu ao apresentar o livro para projetos governamentais; para o amigo virtual José Carlos Daltozo,de Martinópolis,oferecendo-me oferecendo-me os postais antigos sobre a Bahia que ilustram a capa e o miolo do livro tirados da sua enorme coleção particular e ao amigo virtual e mestre de Informática, Júlio Araújo,cujas dicas sensacionais muito me ajudaram na divulgação do mesmo.
E agradeço principalmente a você,leitor,que prestigiou o meu trabalho de três anos,levando o livro para casa.
Boa diversão!