Mulheres em Sala de Aula
LOURO, G. L. Mulheres na Sala de Aula. In: Mary Del Priori (org.); Carla bassanezi. História das Mulheres no Brasil. 6ª.ed. – São Paulo: Contexto, 2002. P. 441 – 481.
Guacira Lopes Louro é professora titular aposentada da UFRGS e professora colaboradora voluntária do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS, onde atua na Linha de Pesquisa "Educação e Relações de Gênero". Licenciada em História pela UFRGS, é Mestre em Educação pela mesma instituição e Doutora em Educação pela UNICAMP com a tese "Prendas e Antiprendas: uma história da educação feminina no Rio Grande do Sul", defendida em 1986. Fundadora do GEERGE, Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, foi sua coordenadora entre 1990 e março 2000.
Seu eixo temático é "Gênero, sexualidade e educação". Atualmente vem desenvolvendo pesquisas sobre "Teoria queer e Educação.
A autora faz o estudo da educação feminina no Brasil, contextualizando sua obra no século XIX, com a intenção de transmitir ao leitor os conhecimentos acerca das dificuldades e conflitos que as mulheres passaram (e passam), para obterem seu local de trabalho reconhecido pela sociedade.
A maneira em que aborda os fatos mostra a transformação pela qual a educação infantil passou ao longo do século, salientando as contradições em que passa o magistério – ora aceito, ora negado. Mostra ainda, a visão machista dos profissionais que atuavam diretamente na tomada das decisões políticas, sendo as mulheres responsáveis pelo desenvolvimento das atividades cotidianas, enquanto aos homens caberiam as tomadas de decisões, centralizando o poder da escola. Deixando visível a escolha da mulher entre ser mãe (preocupada com os afazeres domésticos) ou professora, levando uma vida de privação e solidão. Explorando as diferenças na educação das meninas e meninos, sobretudo a importância da formação de cada um sem ter um contato direto.
Com o início da mudança da visão no campo educacional, ser professora passa a ser visto como uma preparação para o casamento –onde nas escolas/ centros de formação de educadoras, eram realizadas as procuras pelas futuras esposas.
Após todos estes acontecimentos, a profissão de professora passa a ser reconhecida nacionalmente, mantendo um caráter discriminador: não havendo a possibilidade de tomadas de decisões por estas, e havendo a mudança em sua postura frente a turma.
Ocorrem então, grandes mudanças nas práxis destas profissionais, as quais irão enfocar o lúdico como forma de desenvolvimento da criança como um ser racional. Junto a este momento, sobressalta o início da atividade docente com reconhecimento, passando a ser vista como uma profissão digna como qualquer outra – para as mulheres – onde passará da visão de acuidade para lutar por seus direitos.
Assim esta obra trata a trajetória das mulheres rumo as salas de aulas, podendo ser visto todo o contexto democrático ao qual foi passado para ter a atual visão de professora.
Porém, não ressalta traços distintos de qualquer outra abordagem, mas é desenvolvido de uma forma de fácil compreensão, necessitando de poucos conhecimentos para seu entendimento.
Da mesma maneira, a autora não faz conclusões, induz o leitor a tirar suas próprias conclusões com base nos fatos apresentados.
Sobretudo, as circunstâncias culturais apresentadas são as mesmas da época colonial – que o homem era visto como o único responsável pelo domínio do poder, e a mulher subversiva à suas ordens; neste mesmo contexto as condições sociais das mulheres que enfrentaram o preconceito e lutaram por seus ideais, foram melhorando gradativamente ao passo das conquistas, ficando marcado pelo início da dependência financeira da mulher.
Ao passar dos fatos, a obra deixa uma grande contribuição para o desenvolvimento da educação no Brasil, e, por conseguinte da sociedade. No que se refere aos campos da pesquisa, Guacira deixa um marco através de seus relatos e da exposição à crítica da realidade nacional.
Através da utilização de idéias verdadeiras, traz a campo novos conhecimentos ao leitor, ampliando o potencial crítico dos que fazem uso de sua obra.
Fazendo o uso de traços simples e objetivos, traz com coerência e precisão as discussões no campo Educacional, através de uma linguagem dada como correta no meio educacional.
Junto a demais autores que compõem esta obra, a autora está focada na pesquisa, sendo seu maior enfoque e preocupação no preparo e desenvolvimento de conceitos por parte de estudantes Universitários das diversas áreas e especialista da área Educacional.