Educando a Infância no Brasil
JUNIOR, M. K. Educando a Infância no Brasil. In: Lopes. E.M.T. Faria Filho, L.M., Veiga, G.G. (org.). 500 Anos de Educação no Brasil. 3ª Ed. 1ª.reimp. Belo Horizonte: Autêntica 2007. P. 469 – 496.
Moisés Kuhlmann Junior possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor associado doutor da Universidade São Francisco, onde lidera o Grupo de Pesquisa "Infância, História e Educação", e pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde é vice-líder do Grupo de Pesquisa "Educação Infantil: história, políticas e práticas". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, história da infância, circulação de idéias educacionais, historiografia e história da educação.
Kuhlmann Faz o estudo da educação na infância Brasileira durante o século XIX, tentando entender como ocorreu o processo de criação e implantação de creches e pré-escolas no Brasil.
O texto mostra que a educação infantil passou por um longo e árduo processo de transformação em nosso País, sendo importada de Países Europeus, teve seu início desde a descoberta de nosso País, recebendo o devido enfoque à sua importância neste último século, passando de uma visão puramente “assistencialista” – de cuidado as crianças que eram abandonadas – para uma visão “Pedagógica” – voltada ao desenvolvimento da criança como um ser pensante e autônomo.
Ainda que sua obra traga poucos trechos do desenvolvimento pedagógico em prática, sua visão de educação permanece focada para o desenvolvimento da criança, prendendo-se a revelação de dados sobre a criação e implantação de locais para atendimento destas crianças, deixando claro sua preocupação com o desenvolvimento cognitivo da criança-aluno.
Desta forma, a abordagem do conteúdo torna-se objetiva, e de fácil compreensão. Contudo, necessita sim, de conhecimentos prévios do leitor para seu entendimento, uma vez que sua contextualização está dentro de vários acontecimentos históricos em nosso País.
Sobretudo seu estudo tendo sido realizado no século XX, passa a maior parte contextualizada no século passado (XIX), na implementação e mudança da visão da educação infantil (passando de acuidade para algo fundamentado em teorias), tirando as diferenças de atendimento dos detentores do poder, tornando que seja acessível a todos os trabalhadores das diversas classes sociais. Torna a educação infantil como profissão necessária de preparação (estudo científico) para seu êxito.
Sua maior contribuição no campo educacional está voltada à criação de um conceito de valor da educação infantil – principalmente em se tratando de creche e pré-escola, pelos pesquisadores em educação, enquanto para a sociedade em geral, a mudança no atendimento e desenvolvimento das capacidades dos filhos dos proletariados.
Porém a utilização das verdadeiras idéias em sua contextualização e desenvolvimento do conteúdo, não revela a criação de um conceito à não o de a educação, naquela época e ainda hoje, necessitar de uma re-formulação e de contratação de bons profissionais que estejam voltados com o desenvolvimento do aluno – e não apenas o desenvolvimento econômico.
Contudo, seu estilo objetivo e claro no desenvolvimento de suas idéias, aliada a utilização de uma linguagem clara, deixa explicito tal necessidade.
Focado em pesquisas, volta-se o desenvolvimento de sua obra aos estudantes das diversas áreas e especialistas da área educacional.