Resenha Crítica (Estimulando Inteligência)
Esta resenha crítica foi elaborada a partir da leitura do livro “Estimulando Inteligência” manual de instruções do cérebro de seu filho, do Professor escritor Pierluigi Piazzi.
Nesta obra o autor procura refletir com os pais as principais causas das doenças na educação brasileira colocando possíveis soluções para algumas das dificuldades que a família e a escola vivem neste período da história da humanidade mais especificamente no Brasil.
Nas 137 páginas do livro estão contidos 5(cinco) capítulos sendo que: o 1º. fala dos Sintomas, o 2º. do Diagnóstico, o 3º. A Cura, o 4º. A Profilaxia e o 5º. e último, a Convalescência.
Nesta obra, o autor coloca sobre os três grandes males da Educação brasileira quando em 2003, no exame do Pisa, obtemos um vergonhoso penúltimo lugar. Neste exame são analisadas habilidades como: saber interpretar texto, gráfico, correlacionar informação, raciocínio lógico, aritmética, etc.
As causas relevantes, segundo o autor são as seguintes: ”Os alunos e adultos não sabem mais comportar-se durante a aula, não sabem estudar, não gostam de ler livros”.
O que os alunos e os adultos podem fazer para reverter este quadro atual em cinco passos são assim resumidos pelo Professor Pierluigi:
“1 –Acreditar que é possível aprender inteligência
2 – Evitar drogas legais, ilegais e eletrônicas
3 – Estudar pouco mas todos os dias
4 – Ler muito
5 – Encarar desafios”.
Acredito que o autor, até por ser professor, está realmente vivendo as inquietações que todos os educadores sofrem neste momento da história. Percebo como ele, que é necessário um esforço maior de todos os envolvidos para compreender que é preciso ser estudante e não apenas aluno.
O que a criança vive na escola, é muito pouco para considerarmos “aprendizagem”. Podemos entender o professor vendo, ouvindo, mas sem a realização das tarefas, a leitura, o estudo diário e individual em casa, dificilmente o aluno conseguirá aprender. É o fazer que transforma os conhecimentos através do “pensar”.
Conhecemos melhor o mecanismo cerebral, os tipos de memória, enfim, o grande potencial que é o cérebro humano, poderemos como diz o grande autor “Celso Antunes” transformar todas as informações em conhecimento desenvolvendo as múltiplas inteligências.
“Estimulando Inteligência” com certeza possibilita a alunos, pais, professores uma reflexão especial sobre a diferença entre estudar e assistir aula, entre ser aluno e ser estudante. Estudar pouco e continuamente e não apenas para as provas, tornar-se-á um hábito eficaz para uma educação melhor.
Adultos, adolescentes e jovens sentir-se-ão motivados e fortalecidos nesta leitura, descobrindo na argumentação do autor, a importância do “Pensar” e “Fazer” para a cada dia serem mais felizes, nas diferentes escolhas que a vida lhes propõe.
O Professor Pierluigi Piazzi, nasceu na Itália em 1943, bem no meio da Segunda Guerra Mundial. Chegou de navio ao Brasil em 1954, trazido por uma família entusiasmada pela notícia de que este seria o país do futuro. Desde 1980, o Professor Pierluigi é membro da Mensa, organização internacional reconhecida na América do Norte e na Europa, e praticamente ignorada no Brasil por algumas “autoridades de ensino”, justamente por ser uma instituição que se dedica, conforme consta em seu estatuto, a “identificar e cultivar a inteligência humana para o benefício da humanidade, proporcionar um ambiente social e intelectualmente estimulante para seus membros e encorajar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência”.