Resenha de obra: Oque é Linguística
ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é Linguística.12ª reimpr. São Paulo: brasiliense, 2001.
Este livro publicado pela autora nos convida a refletir sobre a linguagem e principalmente a Lingüística (ciência que estuda a linguagem humana), procurando nos ensinar a compreender melhor antigas questões levantadas, tais como: “Por que falamos? Para que falamos? Como falamos? Por que as línguas são diferentes? O que são as palavras? O que elas produzem?” (p.7).
A autora ao desenvolver seu trabalho, procura abranger o tema de uma forma completa e simples nos mostrando aspectos fundamentais, entre eles: o surgimento da Linguística com suas raízes que se iniciam na Grécia antiga, Índia (redescoberta do Sânscrito), passando pela Idade média, Idade Moderna (principalmente o século XVII) e Idade Contemporânea (destaque para o século XIX e XX), onde finalmente no século XX a Lingüística foi “batizada” como Ciência; os seus principais estudiosos, como Saussure, seu “fundador”, Franz Bopp, Noam Chomsky, entre outros; seus vários conceitos, tais como a metalinguagem, o formalismo, a sincronia e diacronia e o sociologismo.
O livro também apresenta as várias funções da lingüística, sendo elas: a expressiva, a conativa, a referencial, a fática, a poética e a metalinguística. Aproveita para abordar os círculos lingüísticos, com ênfase para o círculo lingüístico de Moscou, formado por R. Jakobson. Gramática transformacional, autonomia da sintaxe, semântica gerativa, a linguagem como ação e análise do discurso, são temas importantes que fazem parte desta obra.
Como argumenta a escritora, em suas considerações finais “aí reencontramos o Saussure dos anagramas. Que sabia que a linguagem não é só ordem e princípio de classificação. Como o homem, ela também é feita de suas ilusões e de seus mistérios. E é isso, afinal, o que seduz” (p.68). Ela nos convida a desvendar os mistérios da linguagem e principalmente a nos aprofundarmos na lingüística, que está sempre em constante metamorfose.
Podemos dizer que esta obra apresentada por Eni Pulcinelli Orlandi é uma referência valiosa para os estudantes que iniciam no curso de Letras, assim como para os estudiosos de línguas e alunos de outros cursos, tais como: filosofia, psicologia e sociologia.
A autora, Eni Pulcinelli Orlandi, é pós-graduada em Lingüística Indo-Européia e Lingüística geral pela USP.
Alexandre Acácio Procópio dos Santos
Acadêmico do 2º ano de Letras da Universidade estadual de Goiás