"" PRAZER DE LER - [ MACHADO DE ASSIS ]

     São onze narrativas em que o Mestre mostra a maestria em nos falar das vidas simples, dos problemas cotidiano, dos amores e das dores das pessoas nas mais diversas classes sociais; dando assim um painel dos costumes e da mobilidade da sociedade de sua época, século XIX.
     Mas sua tônica sempre esbarra nos contos de amores impossíveis e não correspondidos, onde sempre uma pitada de tragédia e desilusão da vida fica explicitada em seus suas personagens.
     Sua linguagem é apurada aos costumes daquele tempo. Uma leitura prelimeinar ao mundo Machadiano. Uma lição estrutural simples com objetivos claros a quem quer se aventurar neste gênero literáiro - Contos.
     Apesar das histórias serem do século XIX, muitas delas podem estar acontecendo hoje com outra roupagem, um pouco mais moderna e um vocabulário mais vanguardista onde a libido e mais explícita e os textos muito mais claros, quando se trata de relacionamentos mais íntimos.
     Entre os contos: "A Cartomante" me pareceu o mais real em termos de vida cotidiana; "Noite de Almirante" já desbanca o amor eternos dos Ultra-românticos, já naqueles tempos; "Missa do Galo", seria, com a roupagem literária de hoje, quase um Conto Erótico, no mínimo, bem libidinoso.
     Na verdade "Machado de Assis" é formidável - recomendo!...


     OBS: Resenha, resumo e comentario do livro de Machado de Assis, Contos Consagrados, da Biblioteca Folha, Editouro Publicações S.A.
BardoMineiro
Enviado por BardoMineiro em 10/04/2010
Reeditado em 10/04/2010
Código do texto: T2188837
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.