Jornalistas: Resenha de "JORNALISMO DIANTE DAS CÂMERAS"
O título original deste livro é Basic TV Reporting, com a versão nacional por Mauro Silva. A edição é de 1998, pela Editora Summus. Na bibliografia estão algumas obras relacionadas à BBC – British Broadcast Corporation de Londres, local de trabalho do autor do livro, o jornalista Ivor Yorke.
Jornalismo diante das Câmeras disseca todas as etapas operacionais do jornalismo televisivo. O livro aborda os melhores caminhos para o repórter apurar informações, manter fontes, preservar a ética, questões inerentes ao jornalismo em geral. Yorke destaca o procedimento cooperativo entre repórter e equipe, enaltecendo a simbiose necessária para ambos e apresenta questões técnicas no que tange a seleção e edição de imagens, sonoras, offs e stand-ups. Por fim, o livro reserva um capítulo para tratar dos âncoras, descrito pelo autor como a posição mais fascinante do telejornailismo.
O autor Ivor Yorke prima pelo preciosismo ao expor como fazer uma ilha de edição em um quarto de hotel, por exemplo. Este e outros casos são referendados por Yorke como banais e ao mesmo tempo fundamentais para o bom alicerçamento de uma matéria. Banal por ser um procedimento cotidiano e fundamental porque sua ausência inapelavelmente comprometeria o trabalho de reportagem. A leitura de Jornalismo diante das Câmeras idealiza a aventura de prestar serviços à televisão como também mede todo o peso de sua responsabilidade.
Ivor Yorke ganhou fama no jornalismo impresso antes de entrar na BBC em 1964 como subeditor. Foi repórter, produtor e editor de muitos programas de notícias da BBC. Seis anos depois, deixou a emissora britânica para fundar sua própria empresa de consultoria em treinamento. Faleceu em 1997.