JORNALISTAS: Resenha de "Aprender Telejornalismo"
A publicação é original de 1993, em São Paulo, com reimpressão em 2004 pela editora Brasiliense. Mais de vinte publicações compõem a bibliografia do livro, entre as quais é possível citar o Manual de Redação de Telejornalismo/Rede Globo e A Prática da Reportagem de Ricardo Kotscho (um dos autores de Aventura da Reportagem).
Aprender Telejornalismo é um livro que pode ser alcunhado por manual de instrução do telejornalista. Em um primeiro momento, Sebastião Squirra aborda o processo inerente à televisão, com direito a breves históricos do que ele considera ancestrais da mesma, o cinema, a fotografia, o teatro e a literatura. Posteriormente, o autor fundamentaliza os procedimentos estruturais que envolvem emissora, profissional e telespectador, destacando desde as técnicas corporativas de cada órgão de comunicação até as posturas adequadas do repórter frente às câmeras e diante de um entrevistado. A segunda parte do livro é essencialmente operacional, em que Squirra analisa técnicas de filmagem, diferenças básicas de equipamento, a linguagem visual e também a adequação de sonoplastia.
A narrativa adotada por Squirra é ágil, dinâmica e um convite ao ofício de telejornalista. A estruturação utilizada também é de grande valia, com a parte conceitual antecipando-se à operacional. O leitor, inclusive, pode ter a impressão de que a primeira parte do livro (Processo) é direcionada para o profissional enquanto repórter e editor, ao passo que a segunda (Técnica) tem como alvo os produtores e operadores em geral. Pela sua natureza instrutiva, o livro é indicado para o estudante ou iniciante profissional de Jornalismo que deseja ingressar na área televisiva.
O autor, Sebastião Carlos de Morais Squirra, é mestre em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP e profissional pelo Instituto Metodista de São Bernado e Comunicador Visual pela FAAP, todas paulistas. Seu pós-doutorado foi pela Univesity of North Carolina (EUA). Iniciou na TV Cultura, como assistente de produção dos programas Vila Sésamo e Teatro 2. Foi repórter do programa 90 Minutos, da Bandeirantes e passou também pelo jornalismo da TV Globo.