Mário de Andrade e a " Paisagem N° 3"

INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZADORA

Mário de Andrade(1893-1945) escrevia sob a influência das vanguardas artísticas do seu tempo, incluindo o Futurismo de Marinetti, e da Psicanálise de Freud que o despertou para a potencialidade do subconsciente dentro da produção poética:

“Quem canta seu subconsciente seguirá a ordem imprevista das comoções, das associações de imagens, dos contatos exteriores.”

O livro Paulicéia Desvairada é uma obra que celebra a metrópole paulistana e sintetiza o projeto estético da poética de Mário de Andrade. No Prefácio Interessantíssimo o autor modernista critica a obrigatoriedade de se usar exclusivamente uma métrica tradicional e defende o uso de formas alternativas de versificação, como o uso do verso harmônico, com o contraste entre palavras ou orações sem ligação lógica aparente provocando um estímulo à reflexão do leitor, em oposição ao verso melódico que segue o caminho lógico convencional.

Ex: “Arroubos... Lutas... Setas... Cantigas... Povoar! (harmônico)

Ex: “Mnezarete, a divina, a pálida Phrynea,

Comparece ante austera e rígida assemblea

Do Areópago supremo...”(melódico)

Porém em Mário de Andrade esta defesa da inovação poética não exclui a utilização e o estudo de formas tradicionais, ou consagradas pela tradição, de poesia. Há espaço na poesia andradeana para uma interlocução entre as formas “antigas” e “novas” de se produzir poemas, como podemos verificar nas palavras do próprio poeta:

“Portanto polifonia poética. Assim em Paulicéia Desvairada usam-se o verso melódico:

São Paulo é um palco de bailados russos; e o verso harmônico:

A cainçalha...A Bolsa...As jogatinas...”

PAISAGEM N° 3: BREVE COMENTÁRIO ESTÍLISTICO

No poema Paisagem Nº 3, parte integrante de Paulicéia Desvairada, encontramos uma espécie de pintura da São Paulo dos anos 20. Existe a citação da garoa, fenômeno metereológico típico da capital paulistana “Chove? /Sorri uma garoa cor de cinza”, e de localidades da cidade como “A casa Kosmos...”, ou “ Mas neste largo do Arouche”.

Aliado a estes procedimentos descritivos em Paisagem Nº 3 , o estilo inovador de Mário de Andrade não deixa de marcar presença, com a utilização de versos harmônicos, como “Ali em frente...Mário põe a máscara”, mesclados com versos melódicos, como “A casa Kosmos não tem impermeáveis em liquidação”.

PAISAGEM Nº 3: CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Paisagem Nº 3 é um exercício de voyeurismo poético sobre a cidade de São Paulo. No citado poema podemos perceber um sujeito lírico que observa o cotidiano da metrópole em mais um dia de garoa.Após os primeiros versos basicamente descritivos, a necessidade de proteção do fenômeno atmosférico serve de pretexto para os aparentemente deslocados versos:

“Posso abrir meu guarda-chuva paradoxal,

Este lírico plátano de rendas mar...”

A estranheza que os versos acima provocam, dão ao poema uma dimensão de esfinge, de um construto que precisa ter o seu sentido laboriosamente desvendado. E mais que isso, nesta passagem verificamos uma inversão do ponto de vista do poeta, com o olhar voltando-se para a interioridade, para a subjetividade daquele que contempla a urbe. Tal processo evidencia-se ainda mais na estrofe posterior:

“Ali em frente... - Mário põe a máscara!

_ Tens razão, minha Loucura, tens razão.

O rei de Tule jogou a taça ao mar...”

No exemplo acima o poema apresenta-se em pleno momento psicológico, oferecendo ao leitor uma espécie de diálogo entre o sujeito lírico e sua “Loucura”, que propõe a aquele que “ponha a máscara”. Tal episódio não é de fácil compreensão, todavia podemos especular que há um colóquio entre diferentes eus do sujeito lírico, ocorrendo a ordem para que o sujeito lírico se mantivesse afastado da realidade, operando apenas como observador do “teatro” paulistano. “ O rei de Tule jogou a taça ao mar...”, este verso possivelmente faz referência a um certo personagem que sentindo-se derrotado e solitário, lança ao mar uma taça que simboliza a fruição de prazeres , considerados por ele confinados ao passado e que deveriam portanto ser esquecidos. Temos aí uma tensão de um sujeito que deseja participar da vida objetiva da cidade, mas que é convocado para continuar na posição de mero observador, e esta abdicação do desejo pessoal é simbolizada pelo lançamento da taça ao mar.

A estrofe seguinte, que finaliza o poema, apresenta em seus versos iniciais a figura deste observador em plena atividade:

“Os homens passam encharcados...

Os reflexos dos vultos curtos

Mancham o petit-pavé...

As rolas da Normal

Esvoaçam entre os dedos da garoa...”

Entretanto no seguimento da estrofe lemos os versos :

“( E si pusesse um verso de Crisfal

No de Profundis?...)”

Nesta citação podemos perceber um retorno a subjetividade, ainda mais com a carga sugestiva que a inclusão dos parênteses acarretam. Em tais versos ocorre uma reflexão sobre a possibilidade de união de diferentes escolas literárias, quando se indagar sobre a possibilidade de se incluir um verso de uma obra do século XVI em uma produção do século XIX, sendo que tal inclusão iria ao encontro da estética de Mário de Andrade no seu anseio de unir o que considera relevante do presente e do passado literários.

Encerrando o poema lemos:

“De repente

Um raio de sol arisco

Risca o chuvisco ao meio”

Neste encerramento observamos uma conexão com os versos grafados entre parênteses, porque é possível que o final otimista, simbolizado por “Um raio de sol arisco/ Risca o chuvisco ao meio”, trate da celebração de um estado interior do sujeito lírico que no ato de contemplar a grande cidade se conscientiza que uma metrópole, ou uma realidade, enorme em tamanho e em complexidade, só pode ser retratado em uma literatura que opere com a “polifonia’, uma mescla de vozes, de estilos, de visões de mundo etc. A diversidade de vozes poéticas que Mário de Andrade defendia, deveria ser a sua forma de lidar com um real multifacetado e pleno de contrastes e de sinuosidades.