Quase 150 anos depois, é reeditada “Curiosidades Brasileiras”, de DAbreu Medeiros

“O viajante que se dirige a Sorocaba pelas estradas de S. Paulo ou de Itu, distante uma légua mais ou menos, descobre toda a cidade em um majestoso e sublime quadro, como se houvera surgido pouco a pouco do fundo de um imenso vale para se colocar no mais alto da colina. Espraia seus olhos em derredor e vê lindos campos, copadas árvores, serras verdejantes e, mais ao longe, o elevado monte de Arassaiava (piracoiava eram nomes dados ao morro Araçoiaba, na Fazenda Ipanema, atual Floresta Nacional/Flona – em Iperó, nota do editor), morro de ferro da extinta fábrica de S. João de Ipanema, que parece ver o céu."

O texto, um dos primeiros referenciais histórico-literários escritos sobre Sorocaba, aparece logo na introdução da obra “Curiosidades Brasileiras”, do sorocabano Francisco Luís dAbreu Medeiros, lançada em 1864 pela editora Laemmert, do Rio de Janeiro, a que poucos tinham acesso, diante da enorme dificuldade de se encontrar exemplares disponíveis do livro. Tinham dificuldades até agora, porque nestes dias, quase 150 anos depois do aparecimento da primeira edição de “Curiosidades Brasileiras”, a Ottoni Editora, da vizinha cidade de Itu, está brindando, sobretudo a historiografia sorocabano, com o relançamento da primeira parte, pelo menos, da magnífica e importante obra de DAbreu Medeiros. Encontrada desde ontem nas prateleiras de diversas livrarias de Sorocaba e igualmente da quatrocentenária Itu (também bastante citada na obra), esta segunda edição de “Curiosidades Brasileiras” devemos ao denodo empreendentorista do historiador e editor Mylton Ottoni da Silveira, integrante do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e diretor-proprietário da Ottoni Editora, que se lançou em boa hora na feliz iniciativa, com a colaboração dos sorocabanos Gilberto Fernando Tenor (que cedeu a litografia que também serviu de capa para a edição original de 1864), Geraldo Bonadio e Sérgio Coelho de Oliveira, os três da Academia Sorocabana de Letras.

“Após ler e admirar o escrito de DAbreu Medeiros, resolvemos reeditar, para que 150 anos depois, possam os leitores atuais conhecerem e avaliarem parte da grandeza da história de Sorocaba”, diz Mylton Ottoni. No livro, DAbreu Medeiros, em meio à prosa pitoresca da época, deixa registrados importantes dados historiográficos sorocabanos do passado e, sobretudo, do cotidiano que vivenciava no século XIX, quando escreveu a obra.

De outro lado, destaque-se ainda a litogravura incluída por DAbreu Medeiros no primeiro volume de “Curiosidades Brasileiras”, agora também capa da nova edição, trata-se de uma das mais importantes da iconografia sorocabana. A obra retrata a cidade de Sorocaba vista a partir da atual avenida São Paulo, mostrando em primeiro plano uma tropa de muares - o tropeirismo estava no seu auge no século XIX e DAbreu Medeiros igualmente enfoca com destaque esta realidade bem presente em sua terra. O autor não esclarece se o trabalho é ou não de sua autoria, mas posteriormente estudiosos chegaram a conjecturar que as mulas, particularmente, lembram o traço de Hércules Florence. Já as construções indicadas, como a então igreja matriz de Nossa Senhora da Ponte, os mosteiros de São Bento e de Santa Clara, o Morro do Araçoiaba, a Santa Cruz e o Theatro de São Rafael, permitem certa datação, o que também não torna improvável que o autor tenha se socorrido de vários esboços para compor a litogravura. O certo, porém, é que no final da primeira e início da segunda metade do século XIX a fotografia ainda não havia chegado a Sorocaba. Desenhos e pinturas eram os únicos instrumentos pelos quais se poderiam registrar os aspectos que a cidade tinha. (José Benedito de Almeida Gomes)

http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=58418

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 25/08/2009
Código do texto: T1773092