Livro reflete sobre como prevenir o fracasso escolar

MAIS CRUZEIRO - [ 28/07 ]

Livro reflete sobre como prevenir o fracasso escolar - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=205692

Daniela Jacinto

Delia María Carmen De Césaris reuniu, em livro, o conhecimento que adquiriu ao longo de 40 anos de pesquisas

Psicopedagoda, que lança material pela EDuniso, afirma que adultos estão renunciando o papel de educador

"Os pais e a escola não sabem lidar com crianças com comportamento agitado, angustiadas ou muito ansiosas, então está havendo uma medicalização sem escutar o que essa criança está querendo dizer com esse sintoma"

"O que está acontecendo é uma renúncia do adulto, de colocar-se no lugar de educador. Tanto por parte dos professores, que hoje em dia têm medo da criança, quanto dos pais, que deixaram de exercer a função paterna"

Segredos de família podem vir à tona e se manifestar onde os pais menos imaginam: na dificuldade de aprendizagem. Não conseguir entender um cálculo matemático, por exemplo, pode ser o sintoma de um bloqueio emocional ou psicológico decorrente de alguma verdade oculta. Pensando em poupar os filhos, muitos pais podem esconder informações sobre a história de vida da criança, mas que ficam mal resolvidas e pairam como fantasmas pelo ar. Um belo dia, o que está inconsciente, então, acaba de alguma forma aparecendo. Desesperados, pais e professores não sabem como lidar com a situação, muitas vezes atribuída a uma hiperatividade. Por isso, o alerta da psicopedagoga e psicanalista Delia María Carmen De Césaris: o que está havendo hoje é um abuso da medicalização, sem escutar o que essa criança está querendo dizer com seu comportamento. Para tratar do assunto de modo mais amplo, Delia lança em agosto (a data ainda não foi confirmada) o livro Verdade, Saber e Sintoma em Lacan - Implicações na Clínica das Dificuldades no Aprender, uma publicação da EDUniso em parceria com a Fapesp. Este será o sétimo livro lançado pela recém-criada editora.

Resultado de sua dissertação de mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos, Delia reuniu em livro o conhecimento que adquiriu ao longo de 40 anos dedicados a pesquisas e projetos voltados à prevenção e superação do fracasso escolar.

Dirigido a psicanalistas, psicopedagogos, psicólogos e psiquiatras, o livro cita casos clínicos que sustentam as argumentações. Entre eles está o exemplo de um menino com dificuldade de aprendizagem, cujos pais nunca haviam lhe contado sobre um irmão mais velho, que tinha morrido antes dele nascer. Os pais não souberam lidar com essa perda e, de modo inconsciente, transferiram o afeto que sentiam pelo outro filho, como se este mais novo tivesse nascido para substituir o irmão. Até mesmo o nome da criança era parecido. O problema acabou sendo manifestado na escola, até que o menino passou pelo acompanhamento psicopedagógico e as causas foram identificadas. Os pais e a escola não sabem lidar com crianças com comportamento agitado, angustiadas ou muito ansiosas, então está havendo uma medicalização sem escutar o que essa criança está querendo dizer com esse sintoma. Um sintoma é a mensagem de uma verdade inconsciente, de algo que o sujeito não conhece e que de alguma forma se denuncia em seu cotidiano, afirma a psicopedagoga.

Conforme Delia, na família moderna e na escola de hoje não há lugar para a subjetividade, e é por isso que está ocorrendo um abuso da medicalização das crianças. O que está acontecendo é uma renúncia do adulto, de colocar-se no lugar de educador. Tanto por parte dos professores, que hoje em dia têm medo da criança, quanto dos pais, que deixaram de exercer a função paterna, então vira uma espécie de batata-quente, que um passa para o outro e ninguém assume, diz.

A psicopedagoga ainda ressalta que pais e professores evitam dizer não, sem ter a consciência que o não educa, que o não, na verdade, significa interesse pelo outro.

Verdades ocultas

Baseado nas considerações do psicanalista Jacques Lacan (1901-1981), o livro de Delia María Carmen De Césaris esclarece de que modo o inconsciente se estrutura como linguagem. Lacan faz uma releitura de Freud, destacando o valor que ele deu à palavra do paciente. Para Lacan, o inconsciente é uma linguagem, já que o ser humano vive em um mundo simbólico. Por isso, a psicanálise de Lacan trata justamente da retirada dos véus que ocultam a verdade, devolvendo à pessoa sua responsabilidade frente ao que acontece, fazendo com que o sujeito seja dono do seu saber, aproprie-se das verdades de sua vida, explica Delia.

A psicopedagoga afirma que tem pais que não dizem para a criança verdades de sua própria história acreditando estar fazendo um bem para ela, mas esse acontecimento oculto irá acabar se manifestando através de comportamentos que têm a função de chamar a atenção do outro, de mostrar que algo não se encaixa. Isso acontece porque o adulto também não aceita essa verdade, e então fica algo estranho no ar, denuncia.

Um luto negado, ter filho de alguém que não se ama ou ter uma criança não desejada são alguns dos motivos que levam a pessoa a sentir a sensação de que acontece algo com ela, mas não sabe ao certo o que é. Não que a solução seja contar, esclarece Delia, mas sim resolver esses conflitos internos, porque senão eles ficarão sempre presentes, mesmo que não se diga. A tendência dos adultos é transferir o problema para a criança, sem assumir o que lhes compete. Só é preciso deixar claro que a psicopedagogia não visa buscar culpados e sim restabelecer o lugar que cada um tem.

Ainda de acordo com Delia, durante muitos anos entendeu-se que a dificuldade de aprendizagem estava relacionada unicamente a uma disfunção, por isso seu alerta de que é preciso estar mais atento, escutar essa criança, para poder diagnosticar melhor.

A dúvida é saber identificar quando a criança precisa ser encaminhada a um psicopedagogo especializado em psicanálise. Primeiro é necessário que o professor espere o processo de aprendizagem, o momento da própria criança de construção do conhecimento. Mas assim que o educador detectar que algo está acontecendo com essa criança, o quanto antes ela for encaminhada, melhor, orienta.

Delia Maria é graduada pelo Instituto Superior de Psicopedagogia da cidade de Córdoba, na Argentina, mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Desde 1969 tem se dedicado à psicopedagogia clínica e institucional com trabalhos, pesquisas e projetos voltados à prevenção e superação do fracasso escolar. Possui especialização em psicanálise, exercendo a clínica psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos desde 1990. É ainda professora no curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Sorocaba (Uniso).

EDUniso deve abrir espaço à comunidade ainda este ano

Lançada oficialmente no dia 29 de agosto do ano passado, a EDUniso, editora da Universidade de Sorocaba, surgiu com a proposta de apoiar e fomentar projetos que sejam de interesse institucional, acadêmico e cultural.

Conforme o professor Osvando José de Morais, presidente do Conselho Editorial da EDUniso, a comunidade também terá espaço aberto na editora, para publicação de seus trabalhos. Os editais de seleção, que seriam divulgados até o começo deste ano, precisaram ser adiados, para melhor estruturação de como se dará a participação da comunidade. Estamos preparando o planejamento estratégico da editora, solicitando funcionários e estruturando para os próximos quatro anos. A gente quer definir um padrão de qualidade e estamos conceituando esse padrão, que depende de normas, então temos de definir que tipo de livro será produzido, o formato, o padrão de impressão..., esclarece Osvando.

O professor acredita que entre outubro e novembro sejam abertas as vagas para a comunidade.

A EDUniso fica no câmpus Seminário da Uniso (av. Dr. Eugênio Salerno, 100, Centro). Outras informações: (15) 2101-4021. - http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=205692

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 28/07/2009
Código do texto: T1723704