Em muitos países, a grande maioria das crianças é capaz de ler e escrever com segurança com apenas um ano de instrução

Cenário cultural mais valorizado - http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=56335

Em muitos países, a grande maioria das crianças é capaz de ler e escrever com segurança com apenas um ano de instrução

Foi bastante movimentada nos últimos dias, nas dependências da Fundec, a realização da quinta edição da Semana do Escritor de Sorocaba, ocasião em que inúmeros lançamentos foram feitos. Os autores tiveram uma excelente oportunidade para expor seus trabalhos perante o público, as atividades artístico-culturais desenvolvidas agradaram a todos e a cidade é que ganhou com esse evento, mostrando que também evolui no campo literário. Além do mais, essa iniciativa serviu para chamar a atenção de todos, principalmente dos jovens e adolescentes, para a importância de se ter uma maior familiaridade com a leitura.

Já tivemos a oportunidade de dizer aqui que ler não é o forte dos brasileiros, o que não deixa de ser extremamente lamentável, já que esse fato coloca em evidência o atraso do País em termos de educação. Não se pode esquecer de que o domínio da leitura e da escrita é tratado hoje em dia, em todo o mundo, como uma aptidão básica. Países de indiscutível liderança mundial aprofundam cada vez mais seus estudos sobre alfabetização e discutem o assunto publicamente. Neste aspecto, infelizmente, o Brasil parece fazer questão de engatinhar, apesar de alguma coisa ter melhorado nos últimos anos. Em muitos países, como Chile, Cuba, Israel, Bélgica e Espanha, sem citar, naturalmente, os Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha, entre tantos outros, a grande maioria das crianças é capaz de ler e escrever com segurança com apenas um ano de instrução.

Até neste sentido, para que Sorocaba possa estar mais em contato com o valor da leitura, sem dúvida nenhuma a Semana do Livro deu uma grande contribuição para que alguma coisa melhore entre nós. Serviu para mostrar, inclusive, que o prazer da leitura pode proporcionar um caminho barato para ajudar as pessoas a melhorar os seus conhecimentos.

É importante lembrar que uma pesquisa divulgada pelo National Endowment for Arts, fundação americana destinada a promover a cultura, chegou à conclusão de que quem lê regularmente por prazer tem uma vida mais ativa e bem sucedida do que quem simplesmente passa horas a fio na frente da televisão ou, então, dedicando-se a outras atividades que não exigem um pouco mais de raciocínio. Infelizmente, muitos não entendem que o mais importante não é o bombardeio de informações, mas a qualidade delas.

Resumindo, os organizadores da Semana do Livro, os autores que tiveram a oportunidade de manter contato com o público, os palestrantes e todos que participaram do evento, estão de parabéns por tudo aquilo de bom que essa atividade proporcionou para a valorização da literatura e da área cultural em Sorocaba.

http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=56335

==========

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 27/07/2009
Código do texto: T1721273