'Várias Histórias' (Machado de Assis)
Utilizando-se de temas cotidianos, Machado de Assis mostra, nesta compilação de contos, como é possível revelar a essência do ser humano através da Literatura. Ao serem descritos acontecimentos aparentemente comuns, porém repletos de complexidade, a obra demonstra toda a sensibilidade do autor, que se baseia nos conflitos da humanidade para criar seus personagens.
Da paixão utópica de um jovem garoto (Uns Braços) ao animado debate entre os santos de uma igreja (Entre Santos), o ser humano nunca fora compreendido com tanta sensibilidade e poesia. As histórias não deixam de conter um tom crítico. Porém, este aspecto é utilizado com sutileza e sabedoria, gerando um agradável contraponto aos trechos levemente humorados.
Com a sensibilidade de um poeta e a visão de mundo de um cronista, Machado usa as palavras para descrever o íntimo do ser humano, pelo qual são expostos seus sentimentos e contradições, em obras que, mesmo lançadas há muito tempo, permanecem atuais e universais até hoje. Este clássico é uma prova concreta de como um grande escritor pode se imortalizar com uma obra.