Analise Morfolologica dos Solos e Erosão

O texto é de autoria de Antonio Soares da Silva, que tem por finalidade, passar para o leitor as noções básicas sobre o estudo dos solos. Como é ressaltado no texto, ‘tem por objetivo demonstrar a importância das descrições morfológicas de compõe as respostas que podem ser obtidas a partir de tais descrições’. É tratado tópicos como: descrição do perfil de solo a exemplo da cor, agregados, porosidade, feições pedológicas e estabilidade dos agregados e ainda, analise estrutural da cobertura pedológica.

No corpo do texto, inicia-se afirmando segundo alguns autores, que a erosão do solo é um processo que ocorre em duas fases, sendo a primeira constituída da remoção de partículas, e segunda, referente ao transporte desse material. A introdução da Analise Estrutural da Cobertura Pedológica nos estudos de erosão dos solos permite identificar as transições laterais, geralmente progressivas ao longo de encostas, e a partir deste momento definir áreas de ou zonas com maior ou menor suscetibilidade à erosão, em função, principalmente, do arranjo dos constituintes do solo e suas implicações quanto à circulação da água. Corresponde a uma abordagem morfológica das estruturas do solo, que Fisa identificá-las, estabelecer seu papel no funcionamento do solo, entre outros. Abrange estudos de campo até estudos mais detalhados de microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura, microssonda, etc. No texto é abordado principalmente estudos de morfologia de campo. O método da analise ocorre a partir da abertura de trincheiras, assim reconhecendo as principais variações verticais em alguns perfis ao longo de uma encosta, reconhecer as variações laterais existentes entre estes perfis na topossequência. Descreve os limites do solo e anota-se suas profundidades. Alguns parâmetros morfológicos podem ser destacados como de maior importância durante a descrição de um perfil de solo:

*Cor- é uma das características morfológicas que mais chama atenção. A cor do solo reflete as variações dos conteúdos de matéria orgânica, sílica e compostos de ferro. A mesma possui três componentes: croma, matiz e valor. A cor varia de acordo com a umidade do solo. Solos mais escuros tendem a ser menos suscetíveis à erosão.

*Agregados: é um conjunto coerente de partículas primarias do solo com forma e tamanho definidos. Pode ser formado artificialmente recebendo nome de torrão ou naturalmente, ped. Apresentam dois tipos de estruturas, estruturas fragmentadas com a presença de agregados e continuas sem a presença de agregados. São descritos pela sua forma, tamanho e grau de desenvolvimento da estrutura.

*Porosidade: o volume não ocupado pelos constituintes sólidos do solo. Sendo esse volume ocupado pela água e pelo ar. A grande importância da porosidade está no fato de que é através dela que se dá a transferência de sólidos, líquidos e gases no interior do solo, bem como da atividade bilogica.

*Feições pedológicas: são organizações macro e microscópicas resultantes dos movimentos e da transferência de matéria que se produzem dentro do solo. São quatro os principais tipos de feições pedológicas: revestimento ou cerosidade, bandas onduladas, nódulos e pedotúbulos. Às vezes, as feições pedológicas presentes nosolo representam a atuação de processos que podem ter correlações diretas com a incidência de processos erosivos.

*Estabilidade dos agregados: a concistência e a estabilidade dessas estruturas vão ser importantes na definição da taxa de erosão que poderá incidir sobre um determinado solo.

O primeiro passo para a organização da cobertura pedologia é realizar um transecto do topo à base de uma vertente, construindo um perfil topográfico, de maneiras que as rupturas de declive e outras alterações na vertente estejam contempladas no perfil topográfico. Utilizando-se aí equipamentos básicos, tais como clinômetro, trena e mira graduada. De acordo com o objetivo do trabalho, vários tipos de amostras podem ser coletados, desde amostras brutas para analises de rotina até amostras indeformadas para a confecção de lâmina delgadas.

O texto abrange o conteúdo de maneira clara e objetiva, fazendo com que, se compreenda os fatos principais abordado. E mesmo sendo de caráter descritivo, levar o leitor a pensar, pois o mesmo goza de detalhes, aumentando a curiosidade de conhecer esses procedimentos no campo. Assim sendo, o texto é coerente e fundamental ao conhecimento.

(Não faça plágio!!! Seja criativo)