BRAVE NEW WORLD DE ALDOUS HUXLEY

O utópico romance inglês Brave New World, que fora escrito 1931 e publicado em 1932, tematiza as conseqüências do uso tecnológico em uma hipotética sociedade futura, que fora imunizada tanto contra os sentimentos como contra as doenças, tornando-se totalmente desumamanizada.

Educado em uma família culta, o autor Aldous Huxley, miscegenou suas obras, sempre, com dois elementos: o satírico e o científico. Logo, por meio de um tom irônico, doentio, pedante e satírico o mesmo conta em terceira pessoa a brutalidade vivida por tal sociedade utópica.

Inspirando, tanto em Karl Marx como em George Orweell, autor da fábula Animal farm, Huxley satiriza as seguintes temáticas: a sociedade subordinada à tecnologia; a sociedade consumista, a verdade, os perigos de um estado centralizado.

O governo do Brave New World se mascara em suas atitudes que “objetivam” doar felicidade à todos os cidadãos. E as conseqüências de tal supremacia são: perda de dignidade, de valores morais e emoções, enfim, implica a perda da própria humanidade.