Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Vida que ninguém vê - Eliane Brum

A vida que ninguém Vê, De Eliane Brum, Editora Arquipélago, 208 páginas. A autora deste Livro é uma excelente jornalista, tendo conquistado vários  prêmios entre eles, o Esso e Vladimir Herzorg.

Com um texto envolvente e rico em metáforas, ela cativa seus leitores. Realmente, não tem com não se deixar levar pela sua prosa lírica. Neste livro a autora descreve o cotidiano de pessoas comuns, que não são notícias, e que vivem nas  grandes metrópoles, no seu caso, Porto Alegre.

Com o seu olhar aguçado, Eliane capta sutilezas que somente uma alma criativa e sensível é capaz de ver e sentir. Com o seu talento e sua longa experiência de repórter e jornalista , ela  produz belas crônicas. Como a história de um carregador de mala do aeroporto, que nunca viajou de avião ; menina Camila, que vendia balas no sinal de trânsito, criando versos para chamar a atenção dos motoristas; o menino paralítico que vê o mundo de cima de uma cadeira improvisada, feita pelo próprio pai,  no alto do morro.

Essas histórias foram publicadas, primeiramente, no jornal Zero Hora, aos sábados, onde a autora trabalhou durante 11 anos. Atualmente ela é repórter especial da revista Época.

Eliane Brum tem um olhar diferente sobre a notícia. Nada lhe passa despercebido. O invisível nos torna visível, e assim, ela nos emociona e não faz refletir com sua escrita concisa e mágica.

Ao terminar o livro fica a certeza de suas palavras: " As pessoas são sempre mais importantes do que qualquer matéria”,. "Não existem vidas comuns, existem olhos domesticados”, e que é preciso uma certa subversão e um certo incômodo para ver e sentir todas as sutilezas da vida.

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 01/02/2009
Reeditado em 14/02/2009
Código do texto: T1416212
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roberto Passos do Amaral Pereira
Vitória - Espírito Santo - Brasil
1288 textos (133431 leituras)
11 áudios (1593 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/11/19 13:16)
Roberto Passos do Amaral Pereira