A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA
O livro A vida na Escola e a Escola da Vida elaborado por Claudis Miguel e Rosiska traz uma série de questões, que mostra a realidade hoje nas escolas, fazendo com que se levantam postos que devem ser discutidos para assim acontecer mudanças arraigadas em nossas escolas atuais.
A obra está dividida em cinco capítulos que servem de apoio aos interessados de melhorar a aprendizagem de nossas crianças, fornecendo auxílio para encarar a realidade que urgentemente necessita-se de ajuda para sobrevir mudanças.
A discussão sobre a questão do fracasso escolar é sempre um dilema na sociedade, pois vivem acusando um ao outro querendo sempre ter a sua própria razão, não conseguindo entender e nem chegar a raiz do problema, que vem se agravando a cada dia mais em nosso meio. Muitas crianças são prejudicadas com reprovações, e isso acaba desanimando-as fazendo com que desistem da escola, e os pais preocupados acreditam que futuramente seu filho será prejudicado não tendo condições de conseguir um emprego digno por falta de um diploma e qualificação, tornando-o assim incapaz de conseguir um trabalho adequado ao seu nível de conhecimento.
O sucesso de estudo deveria ser oferecido a todos para não existirem desigualdades econômicas e sociais. Deveriam dar oportunidade de melhorias de vida, melhores empregos e bons salários, não impondo diferenças de classes, uma escola democrática, aberta, favorecida a todos de forma justa.
A realidade de nossas escolas hoje é outra, existe uma dimensão propícia entre as classes sociais, fornecendo apenas instruções e diplomas, educando apenas uma minoria, excluindo e marginalizando a maioria, principalmente crianças de classe pobre.
Apesar de existir a lei que diz que educação é direito e dever de todos, infelizmente ela ainda fecha a porta para muitos, não abrindo vagas suficientes para todos deixando muitos de fora, agravando ainda mais a desigualdade de classes, pois crianças vindas de classe média continuam tendo prioridade nas melhores escolas, com uma bagagem bem feita, já trazida de casa por terem acesso à mídia e outras fontes de conhecimentos, enquanto as pobres não tenham esse mesmo privilégio de terem uma bagagem tão bonita, qualificada tornando-as incapaz de aprender, por sentir medo e vergonha de falar errado, deixando-as com dúvidas, as vezes até abandonando a escola. Educação começa a partir do momento que nasce, seu relacionamento familiar, o lugar onde mora o sócio-econômico, enfim, a sua educação faz parte da ESCOLA DA VIDA. É importante que durante o período de crescimento a criança deve ser avivada as suas potencialidades para assim melhor desenvolver-se na aprendizagem da escola.
O livro mostra que é necessário levar para dentro das escolas, lições que se aprendem na sua escola de vida, sua cultura para assim ensinar o que lhe interessa, seu modo de viver, sua linguagem, pois isso fará crescer seu interesse e terá um bom desenvolvimento na leitura e nos conhecimentos gerais. Não mais esperar por soluções prontas que os livros didáticos trazem mas sim, confiar nas próprias forças e lutar em busca de melhorias, colocando em prática, isso com ajuda da escola, alunos e comunidade.
O livro A vida na Escola e a Escola da Vida elaborado por Claudis Miguel e Rosiska traz uma série de questões, que mostra a realidade hoje nas escolas, fazendo com que se levantam postos que devem ser discutidos para assim acontecer mudanças arraigadas em nossas escolas atuais.
A obra está dividida em cinco capítulos que servem de apoio aos interessados de melhorar a aprendizagem de nossas crianças, fornecendo auxílio para encarar a realidade que urgentemente necessita-se de ajuda para sobrevir mudanças.
A discussão sobre a questão do fracasso escolar é sempre um dilema na sociedade, pois vivem acusando um ao outro querendo sempre ter a sua própria razão, não conseguindo entender e nem chegar a raiz do problema, que vem se agravando a cada dia mais em nosso meio. Muitas crianças são prejudicadas com reprovações, e isso acaba desanimando-as fazendo com que desistem da escola, e os pais preocupados acreditam que futuramente seu filho será prejudicado não tendo condições de conseguir um emprego digno por falta de um diploma e qualificação, tornando-o assim incapaz de conseguir um trabalho adequado ao seu nível de conhecimento.
O sucesso de estudo deveria ser oferecido a todos para não existirem desigualdades econômicas e sociais. Deveriam dar oportunidade de melhorias de vida, melhores empregos e bons salários, não impondo diferenças de classes, uma escola democrática, aberta, favorecida a todos de forma justa.
A realidade de nossas escolas hoje é outra, existe uma dimensão propícia entre as classes sociais, fornecendo apenas instruções e diplomas, educando apenas uma minoria, excluindo e marginalizando a maioria, principalmente crianças de classe pobre.
Apesar de existir a lei que diz que educação é direito e dever de todos, infelizmente ela ainda fecha a porta para muitos, não abrindo vagas suficientes para todos deixando muitos de fora, agravando ainda mais a desigualdade de classes, pois crianças vindas de classe média continuam tendo prioridade nas melhores escolas, com uma bagagem bem feita, já trazida de casa por terem acesso à mídia e outras fontes de conhecimentos, enquanto as pobres não tenham esse mesmo privilégio de terem uma bagagem tão bonita, qualificada tornando-as incapaz de aprender, por sentir medo e vergonha de falar errado, deixando-as com dúvidas, as vezes até abandonando a escola. Educação começa a partir do momento que nasce, seu relacionamento familiar, o lugar onde mora o sócio-econômico, enfim, a sua educação faz parte da ESCOLA DA VIDA. É importante que durante o período de crescimento a criança deve ser avivada as suas potencialidades para assim melhor desenvolver-se na aprendizagem da escola.
O livro mostra que é necessário levar para dentro das escolas, lições que se aprendem na sua escola de vida, sua cultura para assim ensinar o que lhe interessa, seu modo de viver, sua linguagem, pois isso fará crescer seu interesse e terá um bom desenvolvimento na leitura e nos conhecimentos gerais. Não mais esperar por soluções prontas que os livros didáticos trazem mas sim, confiar nas próprias forças e lutar em busca de melhorias, colocando em prática, isso com ajuda da escola, alunos e comunidade.