Insônia

Sinopse: Um médico bem sucedido conta sua vida aos seus netos. Deste sua infância e juventude pobre a entrada na faculdade de medicina, o casamento com uma rica herdeira de uma rede de hospitais ao seqüestro trágico dela anos depois e o encontro inesperado com um ex-paciente que não consegue dormir, que levou a uma descoberta revolucionária que transformará o futuro.

Mesclando um argumento de novela com nuances de ficção cientifica, o jovem paranaense André Luís Wambier (1978) em sua estréia na literatura se comporta como um novelista veterano pelo texto apresentado.

Seu livro, Insônia, lançado pela Novo Século, é uma narrativa com a atmosfera do nosso cotidiano, a vida de um jovem pobre que consegue superar a pobreza, se formar na faculdade de medicina; a violência dos bandidos e policiais no seqüestro de sua esposa são alguns pontos abordados no primeiro capítulo. Já na segunda parte, o protagonista, Ricardo Mendes, trilha o caminho de sua história pelo sci-fi, onde apresenta o futuro da humanidade com o seu desejo da vida eterna.

Com um bom número de recursos novelescos, lembrando o estilo de um Silvio de Abreu, Dias Gomes, Antonio Calmon, Cassiano Gabus Mendes, mas com a dimensão de conviver o personagem e suas lembranças expressas e contextualizadas como se tivesse ocorrendo naquele momento. Somente lá pelas ultimas páginas que descobrimos que Ricardo, o personagem principal está narrando aos seis bisnetos sua vida e relembrando as imagens daqueles tempos idos.

André Luis Wambier, romancista paranaense, nascido na cidade de Ponta Grossa em 1978, é o novo nome da literatura brasileira. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina e especializou-se em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese.

Cadorno Teles
Enviado por Cadorno Teles em 06/12/2008
Código do texto: T1322232