AS RELAÇÕES ENTRE O LAZER E O TURISMO

Lazer e Turismo

Conforme Luiz Octávio de Lima Camargo, referência desta humilde resenha, o turismo se reveste sempre numa conotação lúdica que o aproxima do lazer, sem mencionar as férias, tido como “tempo nobre” do lazer, esta última associada tanto ao lazer quanto ao turismo.

O que se nota é que muitos fazem uma grande confusão e tem o turismo como parte integrante do lazer e vice-versa. Mas faz-se necessário, segundo o autor, rever certos conceitos efetivamente interrelacionados e que guardam, dentro das suas dinâmicas, instâncias específicas a um e irredutíveis a ambos.

Do lazer ao Turismo

O lazer engloba três grupos de atividade e campos de negócios, sendo:

a) Aquele baseado na mídia ou desenvolvido dentro de casa, como, a audiência de rádio e TV, discos, jornais e revistas, livros, e o videogame, computador e internet.

b) O baseado nas relações com os outros e o meio ambiente dentro da própria cidade, com destaque para a freqüência a parques, academias de ginástica, flanar e shopping-centers, teatro, cinema, bares, restaurantes, danceterias e similares.

c) E o baseado na viagem e/ou hospedagem fora do destino de origem.

Dos grupos mencionados, o terceiro evidentemente confunde-se com o turismo propriamente dito, o que leva à constatação de que o “turismo é o nome que se dá ao lazer desenvolvido fora da cidade onde se mora”, embora, haja formas de turismo que não se confunde com lazer.

No entanto, o autor enfatiza, que o lazer turístico é aquele que envolve um deslocamento físico da cidade onde o indivíduo reside, tendo-se em vista seu perfil e peso no contexto global das práticas de lazer. Pode-se dizer que:

a) Do ponto de vista cultural é tida como uma das formas culturalmente mais ricas e desejadas sob a ótica do lazer.

b) No tocante à questão social, contudo, o turismo não é o mais relevante, porque ainda no país não há uma política de valorização que beneficie o lazer da melhor idade.

c) Do ponto de vista econômico, as práticas turísticas vêm ganhando notoriedade muito mais que o próprio tempo de lazer. Contudo, o autor demonstra com sabedoria e sobriedade, a preocupação da sociedade com o meio em que viveo que remete à visão ao desenvolvimento do turismo de forma sustentável.

d) Fundamentado na política, o peso do lazer turístico é maior do que o lazer em si, em face à própria condição sócio-econômica de quem o pratica, daí a existência de faculdades de turismo e não de lazer-recreação, que ultimamente vem sendo criadas em face à evidência do maior peso político do lazer turístico.

Desta forma, o autor conclui que nem tudo que é lazer reduz-se ao turismo, ou seja, o turismo é tido como uma parcela de lazer, pouco significa quantativamente, mas de grande potencial qualitativo e grande importância econômica.

Do Turismo ao lazer

Desde os primórdios, as viagens e deslocamentos de grandes massas humanas sempre foram uma constante. As migrações populacionais aconteceram por vezes vitimadas pelas guerras e conflitos, por outras por circunstâncias religiosas e cívicas.

Contudo, o turismo moderno se fortaleceu no século passado, devido ao deslocamento humano que deixou de ser uma contingência dos momentos difíceis ou especiais para enfim afirmar-se como lazer e entretenimento.

Daí, o autor afirma que o fenômeno turístico surgiu como uma atividade de lazer, como experimento distante do domicílio habitual.

Numa segunda conclusão, a afirmação de que o turismo não se reduz ao lazer, parte da consideração de que uma parcela dos deslocamentos turísticos advém de expectativas oriundas das dimensões, sócio-profissionais, sócio-familiares, sócio-religiosas e de saúde da vida dos indivíduos, fundamentadas pelas obrigações decorrentes, mesmo que contaminadas por valores e expectativas nascidas do lazer.

Contribuições da sociologia do lazer à formação do profissionais de Turismo

Cinco contribuições importantes para o profissional de turismo, advindas da sociologia do lazer, podem dinamizar a condição socioeconômica e cultural do moderno fenômeno das viagens de massa, no tocante à questão profissional deste indivíduo que atua ou irá atuar nos diversos segmentos do turismo.

Entender o turismo como lazer, na visão do autor. é dimensionar o turismo como fonte de lazer, sujeito às massas condicionantes e injunções, estas que pesam sobre o lazer como um todo. Faz-se necessário um “olhar crítico” como forma de distinção social.

Na associação do Turismo ao entretenimento

Ao profissional do turismo compete o estudo do lazer como algo fundamental para as motivações lúdicas, abandonando a idéia de que toda viagem ou deslocamento seja focado apenas como negócio.

O mais importante, contudo, nesse contexto, é que o lazer/recreação é tido como um setor de trabalho intensamente disputado pelos egressos do curso de turismo, seja através da recreação pública: centros culturais, parques urbanos, etc., a recreação privada: academias de ginástica, casas noturnas, etc., a recreação hoteleira, a recreação escolar: acampamentos, “day-camps”, estudo do meio, ecológica e hospitalar, contam cada vez mais com a contribuição dos bacharéis em turismo, que disputam essa fatia do mercado com os egressos dos cursos de educação física.

Turismo: negócio e cultura

O lazer ao ser estudado conceitua a qualidade da viagem como experiência cultural. O lazer doméstico, extra-doméstico e turístico são interligados.

Estudar as motivações e a dinâmica do lazer, sob esse prisma é fundamentalmente necessário, a adoção de uma atitude crítica face à postura da Organização Internacional do Turismo face à postura da Organização Social do Turismo Social que há mais de trinta anos, assume uma posição intransigente quanto ao aspecto de valorização do turismo como cultura.

Reside neste caso em tela, também a denúncia dos principais impactos negativos do denominado turismo-negócio, ou seja, a viagem pela viagem, tido apenas como fuga do cotidiano, por vezes insuportável, a depredação ambiental e a destruição (descaracterização) das culturas locais.

Os três tempos do Turismo

Toda atividade de lazer gera três tempos culturais importantes: o antes, o durante, o depois.

Na prática, tal postura equivale à sensibilização do profissional do turismo, tendo por base a satisfação do cliente como principal fundamento e não apenas que simplesmente como vender um pacote de viagem, mutilando desta maneira uma atividade.

A recreação hoteleira tende a ganhar se estiver atenta à evolução dos tempos, principalmente a vivenciar uma atividade turística.

Referência Bibliográfica: CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é Lazer. 3º ed. Ed. Brasiliense. São Paulo, 1999. p 100.