Notícias de Lugar Nenhum - William Morris
Notícias de Lugar Nenhum
William Morris
Título Original: News From Nowhere
Nacionalidade: Inglesa
Ano de Publicação: 1891
Escritor, artista plástico, arquiteto e socialista, William Morris era um eclético nobre inglês que se aliou à “causa proletária” por achar que somente com a revolução completa todos poderiam ser felizes e as artes se tornariam muito mais valorizadas e admiradas (não como produto, mas sim como entretenimento). E é exatamente essa sociedade utópica que ele descreve em Notícias de Lugar Nenhum.
O livro é narrado por um membro da Liga Socialista Inglesa, que depois de uma discussão sobre o suposto futuro pós-revolução, ele dorme e fantasticamente acorda em uma exuberante e bucólica Londres de 2102. O narrador fica surpreso com esse novo mundo, todos são felizes e belos, a natureza é preservada e muito viva, as pessoas se respeitam e se ajudam mutuamente.
Esse homem vai passeando pela linda paisagem e vai descobrindo que o mundo mudou muito desde o século XIX. Ele descobre que por volta de 1950, os trabalhadores depuseram de forma violenta os “maléficos capitalistas” e começaram a reconstruir tudo, inclusive as mentalidades. Nessa impossível sociedade descrita por Morris não há governo, sistema penal ou educacional e não existe mais comércio ou moeda. Todos têm prazer em trabalhar e possuem liberdade irrestrita.
A intenção de Morris em descrever uma utopia tão distante, era a de comparar o modelo de sua época, que ele classificava de perverso e desigual, com uma nova sociedade em principio perfeita e magnânima.
A intenção do autor é muitas vezes maniqueísta. Ao colocar o Capitalismo como o mal absoluto do mundo em que ele vivia e depositar apenas no Comunismo as belezas da vida e a possibilidade de tornarmos mais evoluídos, ele se esquece do progresso que o primeiro modelo já trouxe e nunca imagina que esse outro paradigma viria a se confirmar historicamente como muito mais perverso e enganoso.
Penso que se os socialistas do fim do século XIX, como Morris, vissem as atrocidades cometidas pela causa que eles defendiam e a morte de milhões de pessoas na China ou na URSS, eles certamente sentiriam vergonha do que fizeram com o lúcido e puro ideal que antes compartilhavam. Notícias de Lugar Nenhum é justamente a concretização literária de um sonho, que infelizmente deu errado.