On The Road (Pé na Estrada) - Jack Kerouac
On The Road (Pé na Estrada)
Jack Kerouac
Título Original: On The Road
Nacionalidade: Americana
Ano de Publicação: 1957
On The Road, a expressão máxima da contracultura norte americana, é um livro de aventura, loucura, diversão, sexo, hedonismo, liberdade, subversão, inconformismo, fé... Jack Kerouac criou uma obra altamente autobiográfica, um retrato da parte insaciável da juventude americana do pós-guerra, tentando fugir da padronização e mesmice da vida comum.
Sal Paradise e Dean Moriarty viajam pela América inteira (e até pelo México), de leste a oeste, buscando novas emoções, liberdade e uma explicação para suas vidas. São quatro viagens alucinantes, aventuras inesquecíveis por um país em construção, tanto socialmente como existencialmente. Dois “malucos”, vagabundos da terra do Tio San, em suas jornadas regadas a álcool, sexo e Jazz, representam a América dos becos, o submundo social, mas eles não estão ali apenas por serem vítimas do sistema, os dois estão ali por que escolheram ser assim e são felizes dessa forma: curtindo o que vier e nunca perdendo oportunidades, “porque, afinal, a vida é única”.
Clássico da Geração Beat (Beat Generation), On The Road não é só um livro de viagens e aventuras, é um livro que influenciou gerações, é a realização, em forma de literatura, do “sonho americano invertido”.
Jack Kerouac escreveu o livro em apenas três semanas, estimulado por Benzedrina, o que é facilmente perceptível pelo ritmo frenético da narrativa, que faz o leitor se sentir absorvido e não conseguir parar de ler. Alguns descrevem a obra como uma “injeção de tesão na medula, um pé na vida”. E On The Road é mesmo isso.
Mesmo assim, o livro deixa implícito que os dois jovens amigos não são exemplos para ninguém, eles são figuras marcantes, despreocupadas, representando o extremo do hedonismo da juventude. Certos momentos eles causam raiva e indignação nos leitores, mas em outros, eles os apaixonam por sua inocência e vitalidade inacabável.
On The Road é um dos livros mais importantes da literatura norte-americana, e que em breve ganhará adaptação cinematográfica com direção de Walter Salles e produção de Francis-Ford Coppola. Só um time desse calibre seria capaz de adaptar uma obra desse porte e peculiaridade, e espero que consigam.