Chica & João
Primordialmente visual, o livro Chica e João (ED. Formato) tem ilustraçõs e texto de Nelson Cruz. Inspirado em detalhe da litografia "Caravane de marchands alllant à Tijjuca", do alemão Rugendas, é fruto de um longo trabalho de pesquisa do autor.
Apostando no poder de comunicação das ilustrações, Nelson Cruz cria belíssimas paisagens da região em Minas Gerais, onde viveu Chica da Silva.
O fascínio do livro está nas ilustrações. Não há como resistir ao encantamento dos desenhos das construções da época. Folhear "Chica & João" é viajar à Diamantina do século XVIII. Observar as reentrâncias dos casarios ou os montes verdes do Tijuco é o mesmo
que estar no mundo atemporal e mágico onde Chica da Silva habitou.
A própria personagem narra sua história de forma simples e direta.
Vale a pena conhecer o grande amor de Chica e o contratador João Fernandes. Seu relato é feito em um momento de solidão, longe de João e de seus filhos. Apesar de milionária, ela não consegue reaver seus afetos, perdidos ao longo de sua história.
"O sobe-e-desce dos morros e o vai-e-vem desse vento leve" (pag.28) tornam-se seus companheiros inseparáveis, substituindo em definitivo suas perdas irreparáveis.
UFF - 2004