Insônia
Insônia
Autor : Dr Adrián Vander
Editora Mestre Jou – 1966
130 páginas
Dormir bem se torna a cada dia um privilégio de poucos. Graças ao estilo de vida moderna que o autor chama de ‘agitada e artificial’, é crescente o número de pessoas que se queixam deste mal chamado Insônia.
Dr. Vander descreve o sono como uma função vital do organismo. Durante o sono acontece uma verdadeira “faxina” interior onde os mecanismos de defesa contra micróbios são ativados, substâncias residuais, impurezas tóxicas e prejudiciais em geral são eliminadas, os tecidos são reparados, as células nervosas são regeneradas e nutridas além de que o sangue se torna mais rico em glóbulos vermelhos.
Pelo acima descrito é possível entender porque a insônia nos deixa tão esgotados e improdutivos. Para conseguir um sono reparador, o autor sugere que se busquem as causas de tal insônia que podem ser o clima, o estilo de vida, a alimentação, problemas físicos, distúrbios nervosos etc.
Após discorrer sobre cada fator causador da insônia o autor descreve os tipos de insônia e os transtornos por ela causados. Com linguagem simples o autor explica o que acontece entre consciente e subconsciente que influi diretamente no sono.
Um dos trechos que me chamaram particular atenção foi aquele em que o autor descreve porque sonhamos e o que faz com que tenhamos sonhos ou pesadelos.
Nas biografias de grandes literatos e compositores musicais é comum os relatos de insônia causada pelas inspirações noturnas. Achei curioso que o Dr. Vander descreva esse fato como sendo comum em determinados tipos de personalidades cujo subconsciente acumula uma infinidade de observações e detalhes que são elaborados aparecendo nos sonhos em forma de inspiração. Diz o autor que estes tipos de sonhos não são comuns a não ser aos artistas cujo pensamento e imaginação funcionam durante o sono quando a mente não é distraída pelas impressões exteriores resultando em brilhantes criações.
Sendo o Dr Vander um naturalista, seu livro é recheado de dicas simples, naturais e práticas que induzem o sono reparador em contraste com as drogas que se tornaram populares e que não tratam as causas da insônia, apenas produzem um sono antinatural muitas vezes levando a pessoa à dependência do medicamento.
Além de uma leitura instrutiva, este livro é uma leitura necessária uma vez que nos orienta a cultivar hábitos sãos que colaborem não apenas com um sono reparador, mas também com uma vida saudável e produtiva.