Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
(EUA, 2007)
Direção: Tim Burton
Roteiro de John Logan e Stephen Sondheim. Elenco: Johnny Depp (Benjamin Barker), Helena Bonham Carter (Mrs. Lovett), Alan Rickman (Juiz Turpin), Sacha Baron Cohen (Adolfo Pirelli), Timothy Spall (bedel Bamford), Ed Sanders (Toby).
Sinopse: Após quinze anos, um navio traz de volta à Londres um homem injustiçado: Sweeney Todd, que quando se chamava Benjamim Barker foi para a prisão simplesmente por um capricho do juiz Turpin, que queria ficar com Lucy Baker, esposa do barbeiro Barker e mãe de Johanna.
Quinze anos depois de sua prisão, agora com o nome de Sweeney Todd, o barbeiro desembarca na capital inglesa e vai direto até a rua Fleet, onde se instalou a loja de tortas da viúva Sra. Lovett, que apesar de ter como lema "Limpeza e Organização" não consegue manter ratos e baratas longe das massas nada macias da casa e contenta-se em ostentar o "título" de "a pior torta de Londres".
A sra. Lovett conta para Sweeney Todd que durante o período em que Benjamim Barker esteve na prisão, Lucy envenenou-se com arsênico do boticário da esquina, enquanto Johanna passou a ser tratada como a "protegida" do juiz Turpin, ficando num quarto da casa do magistrado, presa como um pássaro numa gaiola.
Sweeney tem um plano para vingar-se do juiz Turpin, do bedel Bamford, capanga do juiz, e aplacar seu ódio mortal.
Mas antes ele precisa voltar à ativa como barbeiro, e após reencontrar-se com suas navalhas de cabo de prata, que ele trata como"amigas", sua primeira aparição pública é ao lado do também barbeiro Adolfo Pirelli, o "que fez a barba do Papa", num duelo para saber quem faz a barba mais rápida e suave.
Adaptação para o cinema do musical de Stephen Sondheim.