Uma janela para o amor - filme

Titulo Original: A Room With A View

Gênero: Romance

Duração: 114

País: Ing

Ano: 1985

Direção: James Ivory

“Felicidade é tão fácil de encontrar que deveríamos expulsá-la quando ela está tão perto?”

Essa frase faz parte do filme “Uma janela para o amor”.

Filme clássico, visualmente encantador pelas paisagens bucólicas ora italianas, ora do interior da Inglaterra.

Pegando carona nas palavras da romancista que na trama está ‘de olho na jovem inglesa transformada pela Itália’, o filme nos leva a quase sentir “o autêntico cheiro florentino...”

Lucy é uma jovem inglesa que visita Florença na companhia de sua rigorosa governanta. Na pensão onde ficam hospedadas, conhece um velho advogado Emersom e seu excêntrico filho George que gentilmente concordam em trocar os aposentos para que elas fiquem nos quartos com janelas que fazem vistas ao lago.

Isso é suficiente para desenrolar uma história ingênua e doce que se torna especialmente envolvente na combinação das paisagens com as sonatas do compositor italiano Puccini.

Uma série de desencontros conspiram contra o romance de George e Lucy. Mas como ele diz a Lucy, as coisas não voltarão ao normal. “...algo aconteceu comigo e com você.” Isso pode incluir um noivado rompido a despeito dos ditames de toda tradição, mesmo que possa soar ousadia rebelde para a época.

Para quem gosta de uma história romântica no estilo clássico, este é um filme para ver e se apaixonar.

Para quem gosta de escrever, uma amostra da incrível habilidade com a qual o olhar engenhoso de um escritor é capaz de transformar gestos e sensações em livros.

Pessoalmente não conheço a Itália, mas a julgar pela música italiana, sou levada a concordar com a romancista da trama, Eleanor Lavish quando ela diz: “na minha teoria há algo na paisagem italiana que induz as pessoas ao romance.”