O ENIGMA DE KASPAR HAUSER - COMENTÁRIO
André Akênio Diniz Alexandre
O filme Alemão de 1974 , “O Enigma de Kaspar Hauser'', conta a história de Kaspar, um rapaz que viveu sua vida inteira em um calabouço, sem nenhum contato com o mundo exterior. Devido a essa condição, Kaspar não desenvolveu a fala e muito menos a escrita. Isso dificulta muito sua vida quando ele finalmente é libertado por seu pai adotivo que leva-o a uma cidade. Nesta cidade todas as pessoas estranham a figura de Kaspar, que foi deixado numa praça, e ficou lá imóvel, segurando uma carta. A carta, escrita por seu pai adotivo, conta a história dele, que possivelmente pertencia à nobreza, mas foi rejeitado e abandonado ainda bebê na casa desse homem. Comovidos com a situação de Kaspar, alguns moradores da cidade o acolhem e vão ensinando a ele as coisas que ele deveria saber, pois Kaspar tem o conhecimento de uma criança pequena e precisa aprender tudo do zero, mesmo sendo adulto. A partir daí, o filme vai mostrando o aprendizado de Kaspar sobre o mundo.
Kaspar tem muita dificuldade em fazer coisas que para nós são naturais. Até a sua maneira de pensar, por muitas vezes, segue uma lógica diferente, isso porque ele nunca teve contato com outras pessoas, ninguém havia ensinado algo para ele. Contudo, com muito esforço, Kaspar aprende a falar, ler, escrever e até mesmo tocar piano.
O filme conta uma história que exemplifica de uma maneira bem humorada o que dizem as teorias da linguística moderna sobre a aquisição da linguagem. O estruturalismo de Ferdinand Saussure enxerga a língua como um sistema supra-individual utilizado como meio de comunicação entre os membros de uma comunidade. Já o Gerativismo de Noam Chomsky fala da língua como um fator biológico inato ao ser humano. Dessa forma, o filme mostra que as teorias se complementam, pois apesar de Kaspar ter a capacidade natural de falar, ele precisa da socialização com outras pessoas para desenvolver essa habilidade. Portanto, “O Enigma de Kaspar Hauser”, é um filme que serve e grande aprendizado sobre a importância da linguagem na vida do ser humano.