SOBRE " O TREM ITALIANO DA FELICIDADE"
Em tempos de guerras ...uma obra que nos emociona, pelos fatos das horas...
Para quem gosta de cinema, fica a dica de uma pérola do streaming.
Gostaria de registrar que o filme é uma obra de inspiração humanística , baseada num fato que ocorreu no PÓS SEGUNDA GRANDE GUERRA, quando crianças do Sul da Itália eram levadas ao Norte do país para fugirem da fome, na tentativa de uma vida e futuros mais dignos.
O cenário dali diz muito dos cenários do "hoje em dia".
O filme é de uma delicadeza sensível e discute muitos sentimentos em meio a uma belíssima fotografia , cortante e dura, das tantas misérias humanas; em meio aos anseios das famílias e às construções das fantasias no imaginário infantil.
O filme tem um veio fortemente político e subliminarmente confronta as duas ideologias que hoje polarizam os confrontos geopolíticos do PLANETA, desde o final da segunda grande guerra mundial.
Fala inclusive da infância e da importância de se enxergar os dons artísticos que se manifestam precocemente nas crianças, independentemente de suas condições sociais, mesmo nas mais inóspitas.
A meu ver, o ponto alto da mensagem do filme, O VÍNCULO DO AMOR MATERNAL ( o biológico e o social, ambos fortemente construídos ) dialogam num quase monólogo muito sofrido que ocorre no âmago de duas mães.
Somos sempre o que nos é possível ser diante dos nossos cenários, quase sempre nunca conscientemente escolhidos.
Super recomendo essa delicadeza de arte cinematográfica.
Um alimento humanístico.
Preparem os lencinhos...porque lágrimas não darão trégua 🌹