Kagome e Inuyasha aquecendo-se enquanto a garota lê informações sobre a lendária Princesa Kaguya.

 

Inuyasha: o filme do castelo das ilusões

 

Verdadeiramente impressionante esta longa-metragem de Inuyasha, com trabalho de mestre da equipe de animação,  trazendo a grandeza da obra original de Rumiko Takahashi.

A Princesa Kaguya é uma figura do folclore japonês e que viveria na Lua. Ela praticamente equivale a Lilith, o demônio feminino das lendas judaicas, que habitaria a face oculta do satélite. Ou à Rainha Neherenia de Sailor Moon.

Algumas cenas de combate são fortes e confusas, mas não é essa (o caos) a tônica do animê, pois o pano de fundo tem conteúdo e é emocionante. Para início de conversa, os personagens possuem densidade e cada um deles é peculiar.

Inuyasha é um "hanyou", um mestiço de youkai e humano (youkais, seres fantásticos e de aparência e tipo variado, do folclore japonês), que sonha em se tornar um youkai completo através da posse da mística Joia de Quatro Almas. Como a joia foi estilhaçada agora ele e Kagome buscam os fragmentos, a maior parte na posse do Naraku, o vilão principal. Porém essa "evolução" buscada por Inuyasha pode ter resultados fatais, pois na sua forma youkai, já entrevista, ele se torna uma fera incontrolável.

Kagome é uma figura ímpar, a adolescente que acidentalmente veio do futuro e se viu na era feudal japonesa, mas num Japão fantástico onde proliferam seres sobrenaturais e ela própria adquire poderes, como o de disparar flechas purificadoras e enxergar os fragmentos escondidos da joia. Kagome possui sentimentos profundos e ama Inuyasha, enquanto este, por orgulho, não quer admitir os seus próprios sentimentos.

É muito linda embora pungente a cena em que Kaguya, com seu espelho, faz reverter a flecha disparada por Kagome e que volta na direção de Inuyasha, que se encontra imobilizado. Kagome abraça Inuyasha e é atingida nas costas e, surpreendentemente, sorri e diz que está feliz (por salvá-lo). E quando Inuyasha pergunta porque ela fez uma coisa tão estúpida ela responde: "Você sempre faz coisas estúpidas por mim".

Quando Kaguya leva a inconsciente Kagome para seu esconderijo, visando absorver seu corpo jovem para poder ressurgir nele, toda a equipe se reúne para resgatar a garota, presa numa barreira. Mas o poder de Kaguya parece infinito até que Kagome (que conseguiu cicatrizar seu ferimento, afinal ela era a dona da flecha) pede a Shippou - o pequeno youkai-raposa - que jogue sobre ela os fragmentos da joia. Shippou atende e Kagome, com o poder dos fragmentos, liberta-se e, na falta de um arco, pede a Shippou que se transforme em arco. Shippou, como se sabe, tem o poder de se transformar em várias coisas, inclusive voadoras. Antes Kagome teve de se abraçar a Ynuyasha que, atingido pelo feitiço de Kaguya, está prestes a se transformar em youkai. Sem outra opção Kagome lhe dá um beijo de amor, e o poder do amor liberta Inuyasha da maldição de Kaguya. E Kagome, improvisando uma flecha, dispara agora sobre o espelho de Kaguya, quebrando-o e virando o jogo.

 

Kagome dispara a flecha purificadora contra o Naraku. Ela nasceu para ser uma heroína.

 

Shippou e suas observações irônicas, aqui sobre o jovem Houiji, que guarda um manto sagrado e tem uma missão a cumprir, mas é muito desastrado.

 

Resenha da animação de longa-metragem (uma hora e quarenta minutos) "Inuyasha: filme 2, "O castelo além do espelho". Sunrise, Japão, 2002. Criação: Rumiko Takahashi. Direção de animação: Yagi Hirofui. Roteiro: Sumisawa Katsuyu. Produção: Suwa Michihiko, Ueda Masuo e Iwata Mikihiro. Direção: Shinohara Toshiya. Música: Wada Kaoru.

Título original:"Inuyasha: Kagami no naka no mugenjou (Castelo do Infinito no espelho).

Elenco de dublagem:

Inuyasha..........................................Yamaguchi Kappei

Higurashi Kagome........................... Yukino Satsuki

Miroku............................................. Tsujitani Kouji

Sango............................................... Kuwas Ho

Shippou............................................ Watanabe Kumiko

Princesa Kaguya............................... Harada Misko

 

Kikyou, a bela morta-viva, que insiste em permanecer na Terra.

 

Kaguya é uma poderosa inimiga, conhecedora de mantras efucazes.

 

Depois que eu juntar todos os estilhaços da esfera, será que eles vão sentir minha falta aqui?"

(Kagome)

 

"Por quanto tempo terei que viver em dois mundos?"

(Kagome)

 

"Gosto de você do jeito que é hoje."

(Kagome)

 

"Sua boba... você é sempre imprudente. Por você, continuarei hanyou por um tempo."

(Inuyasha)

 

Atingida pela própria flecha, Kagome ainda sorri para Inuyasha.

 

A batalha do início é épica: Inuyasha, Kagome, Miroku, Shippou, Sango e Kirara (o gato-youkai de Sango, que em sua forma normal é um bichinho fofo, mas pode se transformar num poderoso animal voador de grandes dentes) contra o hipervilão Naraku. Uma batalha duríssima, que termina com a aparente morte do vilão. Sango, sempre disposta à luta com o seu bumerangue gigante. Miroku, como de costume, tem problemas no uso da "kazaana" - o buraco do vento em sua mão direita, maldição lançada em sua família pelo próprio Naraku. O Naraku se defende, para não ser sugado, com os insetos venenosos que o acompanham, e que Miroku não pode sugar sob risco de ser envenenado (ele é obrigado a cobrir o buraco do vento com os panos que traz na mão exatamente para esse fim, ele só descobre a kazaana na hora das batalhas).

Shippou, que lembra sempre que é apenas uma criança, só consegue ajudar transformando-se em algo voador, que Kagome monta para atirar melhor suas setas.

E aqui se revela a verdadeira forma do Naraku: uma aranha gigante.

Havia uma rivalidade entre o Naraku e Kaguya, que influenciará o desfecho.

A par de algumas cenas de humor nas brigas entre Kagome e Inuyasha, o filme é notável como mostra a evolução dos sentimentos e onde a impaciência natural de Inuyasha contrasta com a sabedoria inata da garota que veio do futuro e que conseguiu, até certo ponto, moderar o temperamento explosivo do "hanyou".

 

​​​​​​

Na luta contra o Naraku, só Kagome pode localizar com sua visão onde o monstro carrega o fragmento da Joia de Quatro Almas.

 

NOTAS:

"Inuyasha" é um longo seriado nipônico com quase 200 episódios e quatro especiais (filmes de longa-metragem).

Shippou é um youkai-raposa órfão, adotado por Inuyasha e Kagome.

Hachi é uma figura cômica e patética. Um guaxinim-youkai bem grande (mas menos que um ser humano adulto) que serve o monge Miroku a contragosto, pois é medroso para se meter em aventuras. Todavia, muito convenientemente, é útil por se transformar numa espécie de cara voadora, que serve de transporte aéreo.

Kohaku, irmão mais novo de Sango, ficou sob o poder do Naraku. Sango tem aí uma das razões, aliás a principal, para combater o Naraku: recuperar o irmão.

Myouga, a pulga-youkai, é um velho amigo de Inuyasha, e aparece no início desta película. Mas é medroso (afinal é apenas uma pulga) e sempre foge quando ocorrem combates. Depois de fugir, ele não volta a aparecer neste episódio.

O destino de Kagura e Kanna, as irmãs servas do Naraku, fica indeterminado nesta obra, depois que elas são jogadas por Kaguya numa espécie de abismo onírico.

Kikyou, a "miko" (sacerdotisa xintoísta) que se tornou uma morta-viva, aparece pouco mas tem afinal uma atuação importante ao ajudar Inuyasha sem se mostrar. No passado ela e Inuyasha se amavam.

Kagome é a personagem mais marcante da série e tem atuação notável nesta longa-metragem. Embora ela seja aparentemente a mais frágil do grupo (não contando Shippou, que é uma criança), muitas vezes ela é quem faz a diferença com seus poderes espirituais, enquanto Inuyasha conta principalmente com os golpes especiais de sua espada mística Tessaiga, mas Inuyasha tem o problema de confiar demais em si mesmo e de lutar cegamente.

 

Rio de Janeiro, 18 e 19 de janeiro de 2025.

 

Tendo mandado Shippou se transfornar em arco, Kagome dá o troco em Kaguya. Kagome é impressionante pela sua atitude decidida.