O MELHOR FILME DE BRIAN DE PALMA?
Graças a uma live do Barcinski, que discutiu o filme Carlito’s Way (no Brasil chamado O Pagamento Final), descrito por ele como uma obra-prima de Brian De Palma e, na opinião dele, o melhor filme que o diretor já fez, resolvi parar a live no meio e aluguei no Amazon Prime. E, de fato, ele merece todos os adjetivos usados pelo Barcinski. Concordo plenamente com sua opinião de que este é o melhor filme de De Palma.
Na introdução do filme, feita pelo Barcinski em sua live, ele destaca como essa produção de De Palma reúne grandes personagens e exalta a direção do cineasta, que parece estar em estado de graça. Cada plano do filme é um espetáculo à parte, demonstrando o total domínio de De Palma, com cenas em que muitas coisas acontecem simultaneamente, envolvendo diversos coadjuvantes e atores em tela.
Há uma estética meio kitsch nos filmes de De Palma, em que tudo parece deliberadamente cinematográfico e propositalmente exagerado, como vemos em seu mais conhecido Scarface. Aqui, em Carlito’s Way, não é diferente. Se você pretende assistir ao filme, faça como eu e vá assistir antes, pois o texto abaixo contará o filme inteiro.
A história começa com Carlito Brigante (Al Pacino) tomando um tiro e sendo socorrido. Agonizando, ele relembra o dia em que saiu da cadeia. Em uma audiência no tribunal, Carlito Brigante, que era um ex-traficante de heroína, conseguiu reduzir sua pena de 30 para 5 anos, graças ao trabalho de seu advogado, David Kleinfeld, um profissional desenrolado e cocainômano, interpretado brilhantemente por Sean Penn, que, na minha opinião, é um ator melhor que o próprio Al Pacino. Algumas interpretações do Al Pacino, para mim, soam um pouco caricatas.
De volta às ruas, Carlito vai acompanhar seu primo para entregar uma encomenda a supostos amigos. Chegando lá, tudo não passou de uma emboscada. Em uma cena de tiroteio de tirar o fôlego, Carlito acaba matando todos os bandidos e ficando com 30 mil dólares. Seu primo não teve a mesma sorte e acabou morto, com o pescoço cortado.
Com o dinheiro em mãos, Carlito entra em um negócio oferecido pelo seu amigo Dave: ser sócio de uma boate que está indo bem, mas cujo dono precisa levantar dinheiro rápido para cobrir suas dívidas de jogo. Usando esse argumento, Carlito consegue ficar com metade do negócio.
Na administração da boate, Carlito tenta ficar longe de problemas, mas aparece na boate um traficante iniciante, Benny Blanco, que terá papel fundamental na trama. Ele vê Carlito e o coloca em um pedestal, ficando lisonjeado por conhecer aquele que foi um dos maiores traficantes.
Certo dia, na boate, Carlito vê uma mulher muito parecida com sua antiga namorada, Gail, e resolve ir atrás dela. Ele descobre que ela dança em uma academia de dança e se revela para ela, que fica surpresa ao vê-lo de volta às ruas tão rápido. Os dois marcam de se ver no futuro.
O reencontro deles acontece no apartamento de Gail, que inicialmente não deixa Carlito entrar, apenas aparece na porta com a tranca fechada. Ele a provoca, dizendo o que ele vai fazer a respeito. Se irá arrombar a porta, persegui-la sem roupa pela casa e forçá-la a fazer amor no chão. Numa cena muito bonita e instigante, ela começa a se despir ao som de You Are So Beautiful. Carlito toma coragem, arromba a porta e realiza os desejos de Gail.
Enquanto isso, Benny Blanco pergunta sobre uma funcionária da boate que sempre o acompanha, mas que está no banheiro fazendo sexo com Dave, o advogado. Ele tira satisfação com Carlito, que diz que a garota pertence à boate, não a ele. Indignado, Benny arruma uma confusão. Dave saca um revólver, e os capangas de Carlito resolvem expulsar Benny da boate. Benny avisa Carlito para matá-lo, senão ele se vingará. Carlito sabe que a coisa certa seria realizar o pedido de Benny, mas decide deixá-lo vivo.
Mais adiante, o advogado Dave se encontra com um mafioso que lhe deu um milhão de dólares para subornar e tirá-lo da cadeia. Porém, tudo indica que Dave ficou com o dinheiro. Furioso, o mafioso ameaça Dave de morte e dá um ultimato: para compensar a perda, Dave deverá ajudá-lo a fugir da cadeia, buscando-o de barco após a fuga.
Dave decide pedir ajuda a Carlito, mas só revela o problema em uma festa organizada por ele, regada a álcool, belas mulheres e muita, mas muita cocaína.
Dave conta tudo para Carlito, que, em dívida com o advogado, decide ajudá-lo.
No dia da fuga, Carlito percebe que Dave já havia cheirado todas antes de realizar o plano e pressente o pior. O pior de fato acontece. Quando localizam o mafioso quase se afogando, em vez de socorrê-lo, Dave decide golpeá-lo na cabeça até matá-lo. E ainda mata o filho do mafioso, que o acompanhava.
Carlito fica puto com tudo o que aconteceu e tem certeza de que essa foi a sentença de morte dos dois.
Depois de alguns dias, Dave sofre um atentado em seu escritório, mas milagrosamente sobrevive.
Carlito fica em alerta, sem ter certeza se os mafiosos sabem que ele também estava no barco. A polícia vai atrás de Carlito, informa sobre o atentado e revela que Dave estava envolvido em vários crimes. Mostram, inclusive, uma gravação em que Dave planejava incriminá-lo injustamente para se livrar de todas as acusações.
Carlito procura Gail, que está grávida, e propõe uma fuga para Miami com as passagens de trem já compradas. Relutante, ela concorda.
Carlito decide tirar satisfação pessoalmente com Dave para saber se é verdade tudo o que foi dito sobre ele.
Dave o recebe armado, mas, ao ver que era Carlito, guarda a arma. Ele admite que é um canalha e ofende Carlito, dizendo que ele lhe deve muito. Carlito pega a arma, e Dave pensa que será morto, mas, em vez disso, Carlito lhe dá uma dica para deixar a arma à mão, caso sofra um atentado.
Nesse momento, o outro filho do mafioso aparece e atira em Dave, dizendo que o pai dele tem um recado para ele. Ele saca o revólver para matá-lo, mas, graças à dica de Carlitos, Dave é mais rápido ao sacar a arma. No entanto, para sua surpresa, o revólver estava sem balas. Carlitos havia propositalmente o descarregado, condenando o advogado à morte.
Carlito vai até a boate pegar o dinheiro que havia juntado para fugir para Miami com Gail, mas descobre que seu sócio o roubou. Ele recupera o dinheiro e, enquanto isso, seus antigos comparsas tentam matá-lo. Carlito consegue fugir, enfrentando uma perseguição pelas ruas e pelo trem. Ele elimina os perseguidores e chega a tempo de pegar o trem com Gail. Porém, no último momento, encontra Benny Blanco, que pergunta se ele se lembra dele e dispara várias vezes contra ele. Benny foi ajudado por um guarda-costas traidor, que o vendeu por dinheiro.
O filme termina com Carlito sendo levado para a emergência, enquanto reflete até que seus olhos se apagam definitivamente.
No final, minha percepção é de que, de fato, este é o melhor filme de Brian De Palma. Ele tem a marca característica do diretor de ser propositalmente exagerado, mas com um toque de humor que suaviza a trama.
Concordo com Barcinski: a direção é impecável, mostrando De Palma no controle absoluto de planos complexos e cenas icônicas. Carlito's Way é uma obra-prima emocionante que merece ser vista por todos os amantes de cinema e que permanecerá por muito tempo na minha memória.