Operação Papai Noel, de John Lasseter

 

Resenha da animação de curta-metragem "Operação Papai Noel secreto". Disney Enterprise, EUA, 2010. Duração: 7 minutos. Produção Executiva: John Lasseter. Produção: Dorothy Mc Kim. Direção: Kevin Deters. Roteiro: Steve Wermers-Skelton e Kevin Deters. Música: Michael Giacchino. História: Barry W. Johnson, Michael La Bash e Joe Mateo. Título original: "Prep & landing stocking stuffer: Operation Secret Santa (Preparação e pouso recheio de meia: operação secreta Papai Noel).

Nota: a palavra "santa" creio que nem existe em inglês. O nome Santa Claus, usado nos países de língua inglesa para denominar o Papai Noel, é adaptação do nome Sinter Klass, que em holandês é o nome de São Nicolau. Este santo nasceu em Patara (na atual Turquia) e foi bispo na cidade próxima de Mira. Ficou conhecido pela proteção e ajuda que dava a crianças pobres. Na perseguição do Imperador Diocleciano chegou a ser torturado, mas sem ser morto. Teria imspirado a lenda do Papai Noel. E Papai Noel significa simplesmente Papai Natal, porque em francês Noel se traduz por Natal.

Elenco de dublagem:

Mrs. Claw (Mamãe Noel) - Berry White

Wayne - Dave Foley

Lanny - Derek Richardson

Magee - Sarah Chaike

Papai Noel - W. Morgan Sheppard (na ficha técnica aparece "The Big Guy", ou seja, "O Grande Cara").

Recheio de meia são os presentes que na tradição de Papai Noel são colocados nas meias ou sapatos das crianças (como cabem não sei). E parece que existe uma série de animações com os elfos Wayne e Lanny e a elfa Magee. Eu desconhecia.

 

 

Uma vinheta deliciosa, divertida, uma das muitas animações curtas realizadas por John Lasseter como produtor executivo, auxiliado por profissionais de talento.

Eu não gosto do Papai Noel mas o desenho prende a atenção. Nos domínios do Papai Noel, a Mamãe Noel - às vezes essa personagem aparece, mas nunca filhos - pede ajuda aos elfos Wayne e Lanny para recuperarem um objeto que se encontra na oficina do Papai Noel. Utilizando recursos tecnológicos e até o estilo de Batman e Robin, eles descem na oficina com o Papai Noel tirando lá a sua soneca, para pegar um bauzinho, com o maior medo de que o adormecido acorde. Isso porque o objetivo era um presente para o próprio Papai Noel, daí a operação secreta e cheia de peripécias. Só não entendi porque não mostram o rosto da Mamãe Noel, mas a estética do filmete é perfeita.

 

Rio de Janeiro, 16 e 17 de novembro de 2024.