Resenha: Sequestro do Voo 212 da Nigéria Airways
DIRETOR: Robert Peters
ROTEIRO: Musa Jeffery Davi
ELENCO: Idia Aisien, John Dumelo e Efa Iwara
TÍTILO ORIGINAL: Hijack `93
O homem nasceu livre e por toda parte vive acorrentado.
Jean-Jacques Rousseau
O filme retrata o sequestro do VOO 212 da Nigéria Airways pelos jovens Richard Ogunderu, Klabin Adenuga, Benneth Oluwadaisi e kenny Rasaq-Lawal, os quais embarcaram com intuito de controlar o avião pra pressionar o governo militar da Nigéria a reconhecer os resultados das eleições.
Foram dias intensos a bordo daquela aeronave. Na operação de resgate, foram muitos os momentos tensos entre sequestradores e as autoridades.
Já que aqueles quatro jovens, sem noção alguma, exigiam que o presidente eleito _ MKO Abiola _ tomasse posse oficialmente.
Esse drama de suspense extrapola todas as expectativas, pois marca não só uma luta por mudança social; mas também, motivações por atos extremos tais foram esses.
VOO SEQUESTRADO entrou para o TOP 10 da Netflix no Brasil, trazendo essa trama baseada em fatos reais (2024), no 31. aniversário do ocorrido em 1993 na Nigéria. À época, o país estava sob o comando do General Sani Abocha, num regime militar opressor.
Os revolucionários tinham como plano inicial, pousar o avião em Frankfurt, na Alemanha,pois acreditavam que ganhariam maior visibilidade. Todavia, por falta de combustível, o Voo fora desviado para Niamey, no Níger, território africano ao norte da Nigéria.
A intenção,desses pobres jovens, nada mais era que mudar o destino do seu povo. Desejaram, com tal façanha, apenas que fosse um ato de apelo internacional de retorno à democracia, já que seu país vivia o período mais opressivo da sua história.
Enfim, bora todos pegar a pipoca 🍿? E se aboletem confortavelmente porque vale a pena assistir ao Voo Sequestrado.