Tá, mas e o ET de Passo Fundo?

Sei lá eu, mas por algum motivo eu sempre evitei assistir qualquer filme de terror. Dos filmes do Freddy Krueger até Exorcista, passando obviamente por Sinais, que lógico, que eu sei hoje em dia que não é um filme de terror. A minha imaginação de criança se assustava com aquelas luzes de discos voadores e com aquela porra daquele ET de Passo Fundo. Mas esse breve comentário, não vai ser sobre sinais em plantações de milho, espantalhos que nascem há cada 23 anos ou por que as pessoas estão falando em espanhol naquele famosa cena de Signs, que devia representar obviamente Passo Fundo, lá nas terras gaúchas. Vai ser por que eu demorei 28 anos para assistir um outro filme de aliens, que eu tinha convicção plena que era sobre extraterrestres maldosos e com certeza teria muito sustos no roteiro.

Contatos Imediatos de 3º Grau, é o meu filme favorito a partir de agora. É isso. Não tem nada de terror naquilo, apenas o mistério que Spielberg deixa no espectador até o último momento do filme. Quais as intenções por de trás dessa visita? quem os são? o que querem? Difícil fica para quem começa a assistir em largar a tela, (até mesmo para ver a notificação no app vizinho) a primeira cena, o mistério dos aviões, já é digna de virarmos toda a nossa multifacetada atenção para aquele momento, aliás, toda aquela cor, aquele deserto, aquele vento, me lembraram a cena clássica de Medo e Delírio, que Johnny Deep — interpretando Hunter Thompson está naquela corrida maluca no meio do nada — mas isso é papo para outra hora, voltemos aos aliens.

Em algum canto conspiratório dessa internet, alguém diz e sempre repete que a cena final do filme aconteceu na vida real. Tá ai, cujo o motivo não sei o qual, quando algum filme tem essa fama, ou que nos é vendido como baseado em fatos reais, eu particularmente fico de cara! agora se é um filme que tem, a história que tem, supostamente aconteceu, aí que o assunto é mais cabuloso e coloca qualquer filme de terror no chinelo, menos aqueles em que o pessoal sai exorcizando quem precisa ser exorcizado, e que reza a lenda aconteceram de verdade.

O filme é de 1977, então não existe spoiler.

Alienígenas inteligentes que se comunicam através de uma música complexa, e que na verdade medem 1 metro, muito se 1metro e meio, não botam medo em ninguém, tal e qual a criançada correndo no recreio das escolas, olhando de longe, bem de longe, parecem até bonitos, nada contra as crianças. Diferente daquele ET de Passo Fundo que Shyamalan (sim, tive que ir ao google para ver como escrevia)nos apresentou em Signs com quase 3 metros de altura, mas que morre em contato com a água, fica a pergunta, se são tão inteligentes mesmo, por que vieram para um planeta azul que contém 70% água? bom vai saber.

Contatos Imediatos de 3º Grau é um filme que tem os aliens de fundo(não de Passo Fundo), versa mais sobre como as pessoas que tiveram contatos com essas bestinhas de 1 metro e meio, ficaram malucas e obcecadas com uma montanha no meio do estado Wyoming (sim, tive que ir ao google de novo) e como essa história mudou a vida deles, até de certa forma dramaticamente, cada um a seu nível, Jillian a mãe que teve seu filho abduzido, Roy um homem de vida comum que no meio da noite vê aquelas maravilhosas luzes e simplesmente enlouquece, e Claude, o cientista francês, em busca da verdade. Nesse enrolo todo passa por teorias conspiratórias que pregam o governo maldoso e que sempre está nos escondendo algo, bem no fim das contas o verdadeiro vilão são eles, que fazem de tudo e mais um pouco para deter Roy e Jillian de chegar até a montanha e nos presentearmos com a famosa sequência final em que alienígenas anões e seres humanos embasbacados trocam abraços e apertos de mão.

A minha crença infantil que seria um filme de terror, me atrasou em assistir o filme, quando na verdade já devia tê-lo assistido ainda na adolescência, enlouquecido talvez igual ao Roy, mas certamente entraria no pódio do Guilherme da época, ao lado de Into The Wild e Donnie Darko.

Guilhermismo
Enviado por Guilhermismo em 25/10/2024
Código do texto: T8181687
Classificação de conteúdo: seguro