A CARAVANA MÓRMON
Todo rodado em Monument Valley (entre os estados de Utah e Arizona), "Caravana de Bravos" (Wagon Master/1950) é um filme simples, e bonito sob todos os aspectos. Aqui em minha Filmoteca Ben Johnson, tenho duas cópias, uma original e a outra, "cópia corsário". Devo ter visto esse filme entre 12 e 15 vezes (não fui confirmar na ficha), por aí.
"Caravana de Bravos" (Wagon Master/1950) conta a estória (embora baseado em algum episódio da vida americana em meados do século XIX) de um grupo de mórmons - homens, mulheres, crianças, mobília e animais - a caminho do ainda desconhecido, e ainda não totalmente desbravado, oeste americano.
Os líderes da caravana, vividos pelos atores Ward Bond e Russell Simpson, vão até uma cidade para contratar alguém para guia-los pela imensidão da pradaria. Será um viagem difícil, enfrentando rios, desfiladeiros, bandidos e índios navajos (que são amigos dos mórmons). Naquela cidade onde estão acampados próximo, eles são avisados, pelo xerife, que não podem se demorar - não são "bem-vindos". Os personagens vividos por Ben Johnson e Harry Carey Jr., dois jovens caçadores de cavalos bravios para vendê-los nas cidades, aceitam a oferta para guiar aquelas esperançosas e assustadas famílias até a Califórnia.
No "cast" (de 32 artistas) destacam-se ainda a senhora Jane Darwell, Francis Ford, Hank Worden, James Arness, Charles Kemper, o impecável e shakespeariano ator Alan Mowbray, e a estonteante Joanne Dru, entre outros do chamado "elenco base de Ford". O roteiro é assinado por Frank S. Nugent, e por Patrick Ford (sem crédito no letreiro inicial), e a estória está registrada como sendo de John Ford - mas o letreiro o registra apenas como o diretor do filme.
Em 1995, a propósito, li num caderno especial do jornal Folha de São Paulo (comemorando erradamente os 100 Anos de nascimento de John Ford - que na verdade nasceu em fevereiro de 1894), que apesar de ser um devotado católico (de família irlandesa), aquele era seu filme preferido dos 150 que dirigiu - entre 1917 e 1966. Aliás, dizem que, em meio a tantos filhos, os pais costumam escolher um como o "predileto". Será verdade? Bom, eu sei que não fui um desses na minha.
[Chico Potengy] 🎬🇺🇸🌵
Em 3 de outubro de 2018.